Desporto
Sub-8 do Bougadense festejam conquista da Liga Carlos Alberto e refletem crescimento do clube
Em 2024/2025, o Bougadense contou com 16 equipas em competição, entre futebol de formação e sénior.

A equipa de sub-8 do Atlético Clube Bougadense viveu um momento simbólico de celebração, ao receber as medalhas de campeã da série D – grupo laranja da Liga Carlos Alberto, competição organizada pela Associação de Futebol do Porto. O troféu coroou uma excelente segunda fase, que revelou o crescimento desportivo de um grupo que tem vindo a evoluir de forma sustentada.
“Foi o coroar de uma segunda fase muito boa que a equipa fez, que mostrou o empenho e a evolução deles, também fruto de um trabalho que começou o ano passado“, revelou Simão Coroa, coordenador do projeto de formação do Bougadense.
O responsável pelas equipas mais jovens do clube – que gere a coordenação em conjunto com Alcino Festa – sublinha que este percurso competitivo é apenas uma parte de um projeto com ambições mais abrangentes. “Temos apostado muito na captação e promoção da vertente desportiva, no que toca a aprender a jogar futebol, mas também na formação integral dos meninos, para que tenham princípios e valores que consigam aplicar em campo e fora dele”, explicou.
Crescimento sustentado
Este investimento tem tido retorno, tanto nos resultados como na perceção da comunidade. Só na escola de futebol “Os Bougas”, dos sub-5 aos sub-9, praticamente todas as equipas estão nos três primeiros lugares das respetivas competições. Mas para Simão Coroa, tão ou mais importante que isso são sinais como a atribuição de cartões brancos e o reconhecimento do clube como um espaço de princípios.
“Há cerca de quatro anos, o Bougadense tinha cerca de 40 atletas. Este ano andou nos 300. Tem vindo a crescer, temos tido muita procura. Claro que isso traz desafios, mas tem havido uma boa imagem e um bom ambiente. Os pais, felizmente, confiam”, sublinhou.
Em 2024/2025, o Bougadense contou com 16 equipas em competição, entre futebol de formação e sénior.

Clube em evolução
Com uma certificação de 3 estrelas recentemente renovada pela Federação Portuguesa de Futebol, o AC Bougadense está também a crescer do ponto de vista estrutural. Estão prestes a ser inaugurados os novos balneários, e há planos para a criação de novos campos e de uma cobertura para as bancadas.
Além da vertente competitiva, o clube tem promovido iniciativas como o “Dia da Família”, o evento “Bougas Street” e, já no dia 14 de junho, um encontro com clubes vizinhos como o Alvarelhos, o CR Bougado e a Escola de Futebol Gaspar Azevedo.
“Queremos promover o desporto como momento de partilha. Infelizmente, o futebol anda pouco amigável. Mas o desporto tem de ser respeito, superação e amizade”, afirmou o coordenador.

Trabalho interno com impacto externo
Simão Coroa reconhece que o crescimento traz responsabilidades, nomeadamente ao nível da disciplina e comportamento, para evitar acontecimentos menos positivos, relacionados com a postura dos adeptos e dirigentes:
“Queremos que o trabalho que está a ser feito internamente se reflita também externamente. Temos feito formação para atletas e famílias“, atestou.
O coordenador termina com um apelo à comunidade e às entidades locais:
“Precisamos de apoios para continuar a fazer mais e melhor. Há ainda muito por desenvolver, e todas as ajudas são importantes para proporcionar às crianças as melhores condições possíveis. Queremos que quem nos visita veja o trabalho sério que está a ser feito e, se possível, que se junte a nós nesta missão de formar bons atletas e, acima de tudo, boas pessoas.”