quant
Fique ligado

Ano 2012

Smed Fest dá “cultura alternativa” em S. Mamede (c/video)

Publicado

em

Smed Fest animou antiga fábrica de José Thedim, em S. Mamede do Coronado, nos dias 2 e 3 de novembro.

Como combinado, a burra Lola lá chegou à antiga fábrica de José Thedim, em S. Mamede do Coronado, para fazer ver ao doutor que sabe mais do que se possa imaginar. Já o outro, como estava mau tempo, recusou-se a sair do poiso, pois não há quem o obrigue a sair em dias de perrice… e de chuva. Apesar de estar sem companhia, o burro fez sucesso e mereceu a simpatia de miúdos e graúdos que participaram no workshop de agricultura biológica, atividade integrada na 2ª edição do Smed Fest, numa parceria entre a organização (Quebra Sentidos) e a Associação para a Protecção do Vale do Coronado (APVC).

O workshop decorreu na tarde de sábado e contou com “84 participantes bastante interessados e curiosos na matéria” vindos de vários pontos do País, como Braga, Viana de Castelo, Coimbra e Porto. Vítor Sá, da APVC, explicou que o tema foi escolhido por estar “na ordem do dia” e para tentar “piscar o olho” aos habitantes da zona. “Como na zona ainda há megahortas e pequenas hortas nas traseiras das casas, tentamos atrair os habitantes de cá, apesar de termos bastantes inscritos mas, essencialmente, são de fora”, explicou. 

Jaime Vieira, fitopatologista e sócio da APVC, ministrou o workshop, que tratou essencialmente de abordar sobre os produtos da época, e que devido às “inconstâncias do tempo” sofreu uma mudança na logística, pois em vez de ser feito numa horta, acabou dentro da fábrica. A APVC tenciona desenvolver um novo workshop sobre a agricultura biológica, no início de 2013, em que seja possível “bulir na terra”. Esta atividade estava integrada na “programação eco” do Smed Fest, que decorreu nos dias 2 e 3 de novembro, na antiga fábrica do Tedhim. 

Numa das salas, os visitantes podiam divertir-se no canto das curta-metragens, onde foi montado um sofá gigante, tentar a sorte a rebentar balões ou então mostrar habilidade nos matraquilhos. Para matar a sede não faltava, como qualquer festival, a cerveja, mas também havia chá e waffles com chocolate. Colada ao espaço onde decorreram os concertos musicais (Living Tales, Shivers, Kilimanjaro, Death Will Come, Fado Violado, El Coyote, Mess e Kul Nachos), estava a sala que constituiu uma das novidades da 2ª edição deste evento. Aí misturaram-se a fotografia (Pedro Duarte e Fábio Arantes), a pintura (Martinho Dias) e a arte sacra (Augusto Ferreira). “Tem uma harmonia e uma beleza estética muito própria. Mesmo não estando renovado nem restaurado, o espaço fala por si. Por isso, aproveitamos para colocar algumas das artes performativas”, explicou Sérgio Sousa, presidente da associação Quebra Sentidos, que organizou o Smed Fest.

Leia a reportagem completa na edição desta semana d’ O Notícias da Trofa, disponível num  quiosque perto de si ou por PDF.

Publicidade

 {fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);