quant
Fique ligado

Trofa

Sérgio Humberto não quer metro a passar pelos parques e pela Alameda e anuncia novo traçado

Avatar

Publicado

em

Durante a sessão solene comemorativa dos 24 anos de elevação da Trofa a concelho, o presidente da Câmara Municipal da Trofa fez saber que pretende um novo traçado para a linha do metro na Trofa.

Sérgio Humberto não quer que o metro passe pelo Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, nem pela Alameda da Estação, como está previsto no projeto da extensão da linha desde o ISMAI.
No discurso que proferiu durante a sessão solene evocativa do 24.º aniversário do concelho, a 19 de novembro, no auditório Fórum Trofa XXI, o autarca sugeriu que o novo traçado se faça através de um túnel pelo monte de Valdeirigo até à Avenida 19 de Novembro, junto ao interface rodoferroviário da Trofa.
Sérgio Humberto acrescentou que tomou esta “decisão” de não ter o metro “a passar na Alameda” nem a “partir o Parque Nossa Senhora das Dores”, tendo em conta o projeto do executivo municipal de aproveitar a antiga linha de comboio para fazer desta a “coluna dorsal da cidade”, que agora “está a ser cosida”, através de investimentos como a reabilitação dos parques e a construção da Alameda da Estação, dos Paços do Concelho e da Praça do Município. Sobre esta última, o autarca referiu que se trata de “uma obra que ronda os quatro milhões de euros”, com previsão de conclusão para “março de 2023”, que “vai, claramente, mudar a face de uma área da freguesia de S. Martinho de Bougado que estava esquecida”.
“É uma praça que respeita a nossa identidade, os muros de xisto, os espelhos de água, o piso em cubo de granito em rabo de pavão… vai ser um espaço de excelência e de bem-estar”.
E os investimentos não ficarão por aqui, garantiu ainda Sérgio Humberto, referindo-se ao “auditório/museu” que “vai nascer junto à EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques”. “Já estamos a trabalhar no projeto”, anunciou, sem deixar de frisar que o caminho a traçar pelo concelho “até 2032” está “muito bem delineado”, com “fatores de atratividade”, como “um espaço desportivo com piscina ao ar livre, escorregas, pistas de atletismo e parques ao ar livre, junto ao Aquaplace”.
Na equação não ficam de fora as freguesias, uma vez que está “muito bem planeado aquilo” que o município pretende fazer. A construção da rede pública de água em Covelas, já em execução pela Indaqua, a requalificação do centro cívico de Alvarelhos e a requalificação da Junta de Freguesia do Muro foram os projetos apresentados pelo presidente da Câmara, que falou ainda da variante à EN14, “que no primeiro trimestre de 2024 está aí”, na nova ponte sobre o rio Ave e na rotunda da Carriça.

Veja a intervenção:

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...