quant
Fique ligado

Trofa

Santo Tirso e Trofa são os concelhos em que menos água se perde na rede

Avatar

Publicado

em

Os resultados nacionais divulgados pelo regulador do setor da água destacam Santo Tirso e Trofa como os concelhos com menores perdas de água na rede de abastecimento pública. A eficiência da operação da INDAQUA Santo Tirso/Trofa garantiu, em 2020, perdas de apenas 8,9%.

Escassez de água e seca são dois cenários climáticos que, cada vez mais, trazem preocupações a Portugal. Contudo, o país continua a desperdiçar 28,7% da água que entra nas redes de abastecimento. A média nacional é apontada pelo mais recente relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que comprova ainda que, em Santo Tirso e Trofa, apenas 8,9% da água foi perdida, durante o ano de 2020.

Pela quarta vez nos últimos cinco anos (apenas em 2019 foi destronada por Vila do Conde), Santo Tirso e Trofa lideram o ranking nacional apresentado pelo regulador como os municípios onde menos água se desperdiça na rede de abastecimento pública. O volume de perdas destes concelhos tem sido reduzido a cada ano e está atualmente a grande distância dos 57% registados em 1999, ano de início de atividade da INDAQUA Santo Tirso/Trofa. A diferença entre esse valor (57%) e aquele que agora se regista (8,9%) é equivalente a uma poupança de água suficiente para abastecer estes concelhos ao longo de 6 meses.

“Sabíamos já que o volume de perdas alcançado em 2020 espelhava a forma como o combate ao desperdício de água na rede é uma missão assumida diariamente pela INDAQUA Santo Tirso/Trofa. Agora, os dados nacionais publicados pelo regulador renovam a certeza de que a eficiência da nossa operação tem resultados de referência em Portugal e também a nível internacional”,afirma Anabela Alves, Diretora Geral da INDAQUA Santo Tirso/Trofa.

Os resultados alcançados pela INDAQUA Santo Tirso/Trofa têm origem num trabalho diário e próximo no controlo das redes de abastecimento, identificando e retificando pontuais constrangimentos, como fugas ou roturas, e também garantindo maior eficácia no registo de consumos, o que evita roubos ou desvios de água que foi tratada e transportada para ser totalmente segura para consumo humano.

As concessões municipais operadas pela INDAQUA em 2020 (Fafe, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde) registaram um volume de perdas médio de apenas 13,9%. Apesar de ainda não divulgada pela ERSAR, a performance de 2021 manteve-se em linha com o ano anterior, com perdas a rondar os 14%.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...