quant
Fique ligado

Ano 2011

Santiago não aceita juntar-se a S. Martinho

Avatar

Publicado

em

“Não à agregação”. Esta foi a posição unânime dos habitantes de Santiago de Bougado que esta segunda-feira à noite, se juntaram em assembleia popular para demonstrar a sua posição quanto à possível junção entre a sua freguesia e a de S. Martinho de Bougado, que desde 1993 formam a cidade da Trofa.

Através de discursos mais ou menos inflamados e alguns deles até aplaudidos pela assembleia, os habitantes de Santiago de Bougado recordaram a génese da sua freguesia que, segundo dados históricos remonta já ao século IX, data em que foi criada a Paróquia de Santiago de Bougado.

A intervenção mais aplaudida da noite foi a de José Gregório, ex-presidente da Junta de Freguesia de Santiago, que recordou as origens da freguesia defendendo estar “disponível para vender barato o concelho da Trofa em troca da independência de Santiago de Bougado”. Gregório recordou a luta de “sete elementos de Santiago de Bougado, três de S. Martinho e de um do Muro que durante dez anos lutaram afincadamente para que a criação do concelho fosse possível ”adiantando estar disponível para lutar “o resto da minha vida inteira” pela independência de Santiago. Gregório foi mais longe asseverando: “Seríamos muito fracos filhos da mãe se não defendêssemos a nossa terra, a nossa mãe”.

Mais 11 bougadenses usaram da palavra para mostrar o seu descontentamento e revolta contra a medida anunciada pelo Governo de Pedro Passos Coelho que através do Livro Verde, pretende implementar a reforma da Administração Local.

Jerónimo Torres considera que esta deve ser uma causa em que todos os populares devem estar envolvidos. “Não é uma freguesia sozinha que vai conseguir dar a volta junto do Governo. Tenho conhecimento que algumas freguesias já criaram alguns movimentos e por isso mesmo acho que tem de haver uma maior movimentação por parte da população. Eu considero que todas as juntas de freguesias deveriam fazer uma assembleia para mostrar a vontade do povo à ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), organismo que representa as juntas e para que esta depois se pronunciasse junto do Governo”.

Na opinião de Filipe Portela esta divisão entre as freguesias só vai fazer com que “S. Martinho fique cada vez mais urbano e Santiago cada vez mais rural”, defendendo por isso a independência da freguesia. Também Manuel Campos é a favor dessa proposta, uma vez que considera que Santiago tem todas as condições e mais algumas para manter “a sua identidade, as suas raízes e manter-se independente”.

Já Carlos Portela foi mais longe na sua argumentação e salientou o facto desta reforma administrativa poder vir a trazer “um maior afastamento entre eleitos e eleitores”. Este Bougadense também partilhou da mesma opinião de Jerónimo Torres em ser criado um movimento em defesa das freguesias para depois ser entregue junto da ANAFRE. “Esta medida foi criada por alguns iluminados que através deu ma régua e de um esquadro decidiram dividir o país, de modo a reorganizá-lo para poupar e gastar menos dinheiro”. Este foi um pensamento partilhado por muitos intervenientes.

António Barbosa admite só aceitar “este princípio da agregação como continuidade territorial” e nunca por “razões económicas”.

António Pontes fez questão de começar o seu discurso comum enquadramento histórico da freguesia de Santiago de Bougado e depois deu o seu parecer relativo à possível fusão das freguesias.

“Considero que alguns dos critérios que estão anunciados neste documento verde vão agravar algumas situações como por exemplo vão levar a um aumento da desproporção do distanciamento entre as freguesias”, afirmou. Pontes partilha da opinião dos outros participantes para que se tomem decisões perante tal situação, uma vez que segundo ele “esta foi uma medida tomada pelo Governo a partir do Terreiro do Paço, local de onde não se consegue ver a realidade do país” e por isso há que mostrar o descontentamento perante tal erro governamental.

Publicidade

Já Manuel Silva acredita que esta reforma administrativa “não passa de uma manobra de distração” uma vez que, na sua opinião, todas as freguesias têm condições para se manterem vivas. Este Bougadense foi mais além nas suas palavras e chegou mesmo a referir que para ele “estes são tempos de ditadura”  e que nem mesmo “Salazar em algum dos seus pensamentos mais remotos teria pensado em acabar com as freguesias”.

No final de todas as intervenções o presidente António Azevedo agradeceu a participação do público presente e esclareceu algumas dúvidas que, considerou, serem pertinentes. Ouviu ainda duas sugestões de dois bougadenses, uma prendia-se com a criação de uma petição ou de um abaixo-assinado para que ficasse formalmente expressa a vontade do povo de Santiago de Bougado relativamente a esta questão e a outra sugestão pretendia a formação de um movimento cívico parecido com que o foi criado em 1998 aquando da criação do concelho da Trofa.

Nesta assembleia, o presidente da Junta, António Azevedo, deu ainda uma breve explicação sobre o que prevê a reforma administrativa para a sua freguesia. “A freguesia de Santiagode Bougado tem aproximadamente 6400 habitantes e o concelho da Trofa é considerado nível dois porque apesar de termais de 500 habitantes por quilómetro quadrado não tem 40 mil habitantes. E o facto de nós não termos escala mas termos dimensão, uma vez que a nossa freguesia faz fronteira com todas as outras, é um bom argumento para fazermos chegar a nossa vontade de independência à Associação Nacional de Freguesias- ANAFRE”, asseverou.

O presidente acredita que podem resultar desvantagens para a sua freguesia caso esta não se venha a fundir. “Caso Santiago não se funda com nenhuma freguesia e as outras todas aderiram a essa medida nós passamos a ser a quarta freguesia do concelho porque S. Martinho tem cerca de 15 mil habitantes, se os Coronados se juntarem ficam com aproximadamente com sete mil, a junção de Guidões, Alvarelhos e Muro vai resultar em cerca de sete mil e Santiago vai ficar com 6400”, adiantou.

Fusão da freguesia discutida em Assembleia em Guidões A Assembleia de Freguesia reune-se em sessão extraordinária pelas 21 horas de sexta-feira, dia 11, na Escola do Viso. Em discussão vai estar a fusão da freguesia, numa assembleia que se espera bastante participada.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...