quant
Fique ligado

Ano 2012

Rancho Etnográfico canta as janeiras

Publicado

em

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado cantou as janeiras nas ruas da freguesia.

Tradição é “muito bem recebida” pelas pessoas, afirma presidente do grupo. O frio é o “fiel companheiro” daqueles que palmilham as ruas da freguesia de Santiago de Bougado para anunciar “o nascimento do menino”. Mas há sempre episódios que marcam a diferença como “um boi a procriar com a vaca”, enquanto o grupo cantava, e “os sustos com os cães, que aparecem a ladrar, de repente”. Estes são alguns dos momentos que os elementos do Rancho Etnográfico de Santiago guardam na memória de um costume que fazem questão de manter vivo. E depois há a mais-valia de conhecer ruas que nunca tinham visto e de fomentar o convívio “com anedotas”, enquanto aproveitam e fazem “uma caminhada”.

Na quinta-feira, 29 de dezembro, o percurso começou na casa do pároco Armindo Gomes. Outro dos pontos de paragem foi nos armazéns das Frutas Ramalho, onde o grupo foi recebido por Manuel Ramalho e família. No fim, receberam um “miminho”: um cálice de vinho do Porto para “amaciar a garganta” e “aquecer um bocadinho”.

O grupo, composto por cerca de 30 adultos, palmilhou as ruas da freguesia durante quase um mês. “Precisamos de transmitir aos nossos vindouros o que eram os usos e costumes dos antepassados e só com este esforço é que conseguimos transmitir o que nos é muito rico, a cultura de Santiago de Bougado”, explicou Fernando Monteiro, presidente do Rancho Etnográfico.

Desengane-se quem pense que esta atividade é fácil: “O frio é intenso e as pessoas têm alguma dificuldade em aguentar. Há gargantas que não resistem e pessoas que ficam doentes”. A tradição ainda resiste e ainda há muitas pessoas “que recebem muito bem”. “É pena não conseguirmos avisar toda a gente. Nas casas onde existem pessoas novas, aguentam e esperam. Já as pessoas mais idosas vêm à janela, pedem desculpa, porque não querem descer por causa do frio, mas nós cantamos na mesma com alegria”, explicou.

Esta é também uma forma de angariar fundos para a associação: “Sobrevivemos um pouco disto. Contamos com o contributo das pessoas para responder às despesas que temos ao longo do ano”, garantiu.

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado tem já agendado um Encontro de Janeiras para o dia 15 de janeiro, pelas 15 horas, onde vai reunir no auditório da Junta de Santiago, mais três grupos: a Associação Cultural e Desportiva de Mindelo, o Rancho Regional de S. Salvador de Folgosa da Maia e o Grupo Folclórico de Gemunde.

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...
EuroRegião Talks

Inscrições EuroRegião Talks

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também