

Edição 646
Rally Spirit Altronix sai à estrada esta sexta-feira e sábado
A Vila do Coronado será, novamente, a 10 e 11 de novembro, o ponto nevrálgico do Rally Spirit Altronix. Este ano, a prova conta com a participação de três campeões mundiais e quatro nacionais da modalidade e chega à Assunção, em Santo Tirso.
Reportagem completa para ler na edição 646 do jornal O Notícias da Trofa.

Edição 646
António Neto em 28.º lugar em M60 na Maratona do Porto

António Neto, atleta da Trifitrofa, participou na 14.ª Maratona do Porto, que se realizou a 5 de novembro. O atleta correu os 42 quilómetros em três horas, 36 minutos e 27 segundos, conseguindo o 1159.º lugar na geral, em 4584 atletas, e o 28.º lugar em M-60.
Reportagem completa para ler na edição 646 do jornal O Notícias da Trofa.
Edição 646
Crónica ACeS Santo Tirso/Trofa: Transporte das crianças no automóvel no sentido inverso à marcha

Em 2014 a Automóvel Clube de Portugal (ACP) realizou um estudo que revelou que 46% dos condutores consideravam mais seguro transportar as crianças sentadas com as cadeiras voltadas para a frente, no sentido da marcha do automóvel. Contudo trata-se de um erro, pois os estudos internacionais que procuram perceber qual a posição mais segura para o transporte das crianças revelam que colocá-las no sentido contrário reduz cinco vezes a probabilidade de ferimentos ou mesmo morte em caso acidente.
Concluíram, então, que quando a criança está no sentido da marcha, em situação de desaceleração brusca, a região cervical (o pescoço) está sujeito a forças extremas, o que pode provocar lesões graves. Isto é particularmente mais perigoso nas crianças mais novas, pois as estruturas que sustentam o pescoço estão ainda pouco desenvolvidas e a cabeças é proporcionalmente ao resto do corpo, muito pesada. Assim quando a criança vai no sentido contrário à marcha, todas as zonas críticas ficam melhor protegidas, uma vez que as forças geradas no impacto distribuem-se de forma mais homogénea nas costas, cabeça e pescoço.
Deste modo, a APSI (Associação para a promoção da Segurança Infantil) e a Direção Geral da Saúde aconselham o transporte de crianças no automóvel em cadeiras voltadas para trás até ao mais tarde possível, até aos 3 ou 4 anos. As crianças têm o pescoço muito frágil e a cabeça grande e pesada. Só assim, numa colisão frontal (as mais frequentes e, regra geral, mais graves), as suas costas, cabeça e pescoço estarão mais protegidos.
Existem no mercado cadeiras homologadas até aos 18 kg ou 25 kg (Regulamento 44) e até aos 105 cm (Regulamento 129, ou i-Size), que permitem transportar as crianças voltadas para trás até essa idade. Este tipo de cadeiras confere uma proteção que ronda os 90% o que significa que, em caso de acidente, podem salvar a vida de 9 em cada 10 crianças.
Procure as cadeirinhas existentes no mercado homologadas com os diferentes regulamentos (R44; R129 i-Size), que permitam transportar a criança em segurança no automóvel, em sentido contrário da marcha o maior tempo possível.
Enfermeiras Elsa Silva
e Sandra Costa
-
Trofa1 semana atrás
Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas
-
Trofa7 dias atrás
Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição 771 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 dia atrás
Motociclista sem capacete ferido em acidente
-
Edição 7712 semanas atrás
Senhora das Dores com dez dias de festa e andores na rua
-
Trofa5 dias atrás
Junta do Coronado cancela Coronado Convida por “desentendimento” com a paroquia de S.Mamede
-
Trofa5 dias atrás
Volta a Portugal passa hoje pela Trofa
-
Edição 7711 semana atrás
4 freguesias infestadas com praga dos citrinos