Trofa
Proteção Civil vai às escolas promover cultura de segurança junto das crianças
A Proteção Civil da Câmara Municipal da Trofa está a promover uma ação de sensibilização intitulada “A Proteção Civil vai contar uma História”, dirigida às crianças do jardim de infância do concelho. A iniciativa teve início no passado dia 12 de janeiro e já passou pela Escola Básica de Vila e pela Escola Básica do Cerro 1.
As ações decorrem entre as 09h30 e as 11h30, tendo tido lugar na Escola Básica de Vila nos dias 12 e 13 de janeiro e na Escola Básica do Cerro 1 no dia 14 de janeiro. Através de uma abordagem adaptada às idades mais jovens, as crianças assistiram a uma história temática e participaram em atividades lúdico-pedagógicas relacionadas com a Proteção Civil.
Com estas sessões, a Câmara Municipal da Trofa pretende educar para a prevenção e minimização de riscos, fomentar uma cultura de segurança desde a infância e promover atitudes e comportamentos responsáveis em situações de emergência. A iniciativa integra um conjunto mais alargado de ações desenvolvidas pela Proteção Civil Municipal junto da comunidade escolar do concelho.
O presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo, sublinhou a importância destas iniciativas, referindo que “tem sido uma preocupação da Câmara Municipal incentivar e proporcionar aos nossos alunos atividades que demonstrem a importância e o papel da Proteção Civil e de todos os agentes de segurança na nossa sociedade”.
A iniciativa é gratuita e dirigida a todos os alunos do pré-escolar do concelho, mediante inscrição prévia das escolas interessadas junto dos serviços de Proteção Civil da autarquia, permitindo o alargamento da ação a outros estabelecimentos de ensino.
Com este projeto, a autarquia trofense reforça o seu compromisso com a educação para a cidadania, a segurança e a prevenção, contribuindo para uma comunidade mais informada e preparada.


