quant
Fique ligado

Trofa

PROJETOS PROPOSTOS PELOS JOVENS TROFENSES VÃO A VOTOS NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM

A 12ª edição do Orçamento Participativo Jovem conhecerá na próxima Assembleia Municipal Jovem os projetos vencedores.

Avatar

Publicado

em

A Assembleia Municipal Jovem reúne, este sábado, 17 de dezembro, a partir das 14h30, no auditório do Fórum Trofa XXI, para apresentação dos projetos finais que irão a votação.

A 12ª edição do Orçamento Participativo Jovem conhecerá na próxima Assembleia Municipal Jovem os projetos vencedores.

Os projetos a concurso do 12º OPJ – Orçamento Participativo Jovem vão a votos pelos jovens da Assembleia Municipal, num total de oito propostas, cinco de âmbito escolar e três de âmbito concelhio.

Numa primeira fase, o OPJ recebeu oito projetos de âmbito escolar e quatro de âmbito concelhio.

Com início agendado para as 14h30, após a sessão de abertura, cada projeto concorrente fará a sua apresentação na Assembleia Municipal. A sessão contará com a presença de um delegado de cada projeto e da Mesa da Assembleia eleita no Conselho Municipal da Juventude.

Após a apresentação dos projetos seguir-se-á o período de votação de decorre até às 18h00, após a contagem dos votos e apuramento dos resultados, serão divulgados os resultados e entrega dos cheques aos projetos vencedores, por volta das 19h00.

Todos os jovens entre 10 e 35 anos, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho da Trofa podem votar nos projetos, das 14h30 às 18h00, no auditório do Fórum Trofa XXI, assim como qualquer jovem pertencente a uma associação do Concelho.

No âmbito escolar concorrem cinco projetos, “INOV@ + Giesta”,consiste em melhorar as condições e dotar a biblioteca/mediateca da EB Giesta com novos meios tecnológicos, didáticos e de bem-estar. “Inova com a tecnologia”, pretende dotar a Escola Secundária da Trofa de melhores condições em termos de equipamentos tecnológicos através da aquisição de novos computadores e projetores, com vista a melhoria das aprendizagens dos alunos. O projeto “Laboratório Digital” assume a criação de um Laboratório Digital na Escola Básica do Castro, organizado com zonas de trabalho para o desenvolvimento de projetos, atividades letivas, atividades lúdicas, e outras, usando tecnologias digitais. “Movimento Esprela Ativa” contempla a aquisição de material para a EB Esprela e a sua utilização nas aulas de Educação Física, com o objetivo garantir o desenvolvimento das capacidades psicomotoras fundamentais, exigidas pelos diferentes estádios de desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo que caracterizam o nível etário do público-alvo e por último, o projeto “Novo material para Educação Física, aulas mais ricas e divertidas” consiste na compra de novo material desportivo para as aulas de Educação Física na EB 2/3 Prof.º Napoleão Sousa Marques., melhorando a qualidade o empenho e interesse dos alunos pela atividade física desportiva.

Após análise e validação, foram selecionados três projetos finais, no âmbito concelhio, “B2B2C 4.0” Consiste na criação de um espaço físico no CENFIM da Trofa, onde toda comunidade possam ter livre acesso à literacia digital com o objetivo de aprender e tomar contacto pela área das novas tecnologias, modelação 3D (CAD), programação, eletrificação, trabalhos de bancada, carpintaria e outras atividades que permitam alicerçar projetos de desenvolvimento pessoal e académico. “Biblioteca Humana da Trofa” é um projeto assente num modelo de storytelling, com o objetivo de criação da oportunidade de as pessoas poderem partilhar as suas histórias e vivências e possam, de certa forma, ventilar de uma forma informal as suas emoções e sentimentos, promovendo-se o diálogo e a aproximação entre pessoas. O terceiro projeto “Horta da Saúde – Horticultura Terapêutica” assenta na criação, no Centro Centro Social e Paroquial de S. Mamede do Coronado, constituída por uma estufa para a criação de hortas terapêuticas no seu interior, bem como uma horta na zona exterior. A zona exterior será destinada à comunidade, através da disponibilização de 4 talhões de aproximadamente 10m². Pretende-se, ainda, o desenvolvimento de atividades intergeracionais entre idosos e crianças.

Anualmente, a Câmara Municipal dispõe de uma verba de 25 mil euros do Orçamento Municipal para a concretização dos projetos vencedores, dos quais 17 500 euros são de âmbito geral ou associativo e 7 500 são de âmbito escolar.

Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...