quant
Fique ligado

Edição 659

Peça de teatro homenageia Padre Joaquim (C/Vídeo)

Publicado

em

“Uma Série de Trapalhadas” é o título da peça de teatro que estreia no domingo, no salão paroquial de S. Mamede do Coronado. Espetáculo é encenado por Fernando Duarte e conta com a participação de elementos do Grupo Paroquial Jovens Unidos.

“Eu não trabalho! Vou para a greve”. Este é o início de um dos monólogos de “Uma Série de Trapalhadas”, peça de teatro que vai ser levada a palco no domingo, dia 11 de fevereiro, a partir das 15.30 horas, no salão paroquial de S. Mamede do Coronado.
A equipa d’O Notícias da Trofa e da TrofaTv assistiu a um dos ensaios de um dos monólogos que será levado à cena por Fernando Duarte e que relata um ato de protesto de um operário que se diz grevista e no final admite que tudo não passa de uma brincadeira. Um tema sensível para a época em que foi escrito, por Joaquim Sousa Ferreira e Silva, antigo pároco da freguesia, e que é agora levado à cena por Fernando Duarte que, além de encenador, também integra o elenco da peça.
O espetáculo serve de homenagem ao antigo sacerdote e a data escolhida para a estreia marca os 129 anos do seu nascimento.
“O senhor padre Joaquim era um homem muito culto, escreveu várias peças de teatro, incluindo esta, que escolhemos para apresentar. Como a requalificação do palco do salão paroquial ainda não tinha sido inaugurado, pensei fazê-lo com uma peça de teatro sobre o trabalho dele”, explicou Fernando Duarte.
Além do monólogo do operário, o espetáculo conta ainda com outros alusivos à vida da comunidade, com especial enfoque na educação, catequese e cultura. A alfabetização foi uma das grandes obras do padre Joaquim Silva, cujo tributo justifica-se também pela grande dedicação à comunidade mamedense. “Deu muito a esta freguesia, porque lutou muito pela comunidade em anos muitos difíceis e ainda fez este edifício que serviu de escola por muitos anos. A freguesia deve-lhe muito”, frisou Fernando Duarte.
Joaquim de Sousa Ferreira e Silva nasceu a 11 de fevereiro de 1889 e em 1924 foi nomeado pároco de S. Mamede do Coronado, onde ficou por 61 anos. Faleceu a 23 de outubro de 1975. A peça tem no elenco mais 11 atores, que integram o Grupo Paroquial Jovens Unidos.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 659

Mais de 3 milhões de visualizações na TrofaTv em 2017

Publicado

em

Por

Em 2017, foram centenas as reportagens que a equipa da TrofaTv realizou. Noticiamos os mais relevantes acontecimentos de que o concelho da Trofa foi palco.
Entre o dia 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2017, somam-se mais de três milhões e 200 mil visualizações de vídeos no site e na página do Facebook da TrofaTv.
Além disso, verifica-se também um crescimento, de mais de 300 por cento, de minutos visualizados.
A reportagem que dava conta de um acidente no Muro, com uma vítima mortal e um ferido grave, foi a mais vista do ano, tendo sido vista 62.748 vezes.
E o ano de 2018 começou bem para a TrofaTv. No mês de janeiro os vídeos deste órgão de comunicação social foram vistos 370 mil vezes, registando um aumento de 48,9 por cento em termos de visualizações relativamente ao mesmo período do mês anterior. Em janeiro, a reportagem histórica que dá conta do trajeto do comboio na antiga linha entre Guimarães e o Porto, que passava pela Trofa, foi a mais vista, contabilizando-se mais de 32 mil visualizações. Segue-se a reportagem sobre o S. Gonçalo de Covelas com 22.100 visualizações, seguindo-se a de um acidente nas curvas do Bicho, em Guidões, com quase 22 mil visualizações. Números são apenas números, mas para a equipa da TrofaTv são o incentivo necessário para continuar, diariamente, a informar de forma clara, isenta e sem tabus.

Continuar a ler...

Edição 659

Formação sobre treino das capacidades físicas no rugby

Publicado

em

Por

“Treino das Capacidades Físicas em Crianças e Jovens no Rugby” foi o tema da ação de formação que decorreu no pavilhão desportivo da Escola Básica e Secundária do Coronado e Castro, em S. Romão, no dia 4 de fevereiro.
A ação, promovida pela Escolinha de Rugby da Trofa em parceria com a Federação Portuguesa de Rugby e Associação de Rugby do Norte, contou com a participação de cerca de 20 pessoas, representando vários clubes do país.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);