Fechar
Fique ligado

Religião

Paróquia de Santiago de Bougado acolhe imagem de novo santo da Igreja (c/ vídeo)

Canonizado este ano pelo Papa Leão XIV, a 7 de setembro deste ano, S. Carlo Acutis distingue-se pela forma simples e contemporânea como viveu a sua fé.

Avatar

Publicado

em

A paróquia de Santiago de Bougado celebrou, no sábado, 20 de dezembro, uma festa em honra de S. Carlo Acutis, num momento aberto a toda a comunidade e marcado pela fé, pela comunhão e pela forte participação de crianças e jovens.

A iniciativa integrou procissão e eucaristia, com o acolhimento e a entronização da imagem de São Carlo Acutis na Igreja Matriz.

A celebração decorreu no quarto domingo do Advento, data em que tradicionalmente se assinala a festa natalícia da catequese. Segundo o pároco, padre Bruno Ferreira, esta coincidência esteve na origem da iniciativa, aliada ao trabalho pastoral desenvolvido pelo grupo de jovens da paróquia e ao exemplo deixado por este novo santo da Igreja. “Na catequese estão as crianças, os jovens e as famílias, e S. Carlo Acutis é um santo jovem, um santo millennial, que mostra que é possível ser santo vivendo a fé no quotidiano”, explicou.

Canonizado este ano pelo Papa Leão XIV, a 7 de setembro deste ano, S. Carlo Acutis distingue-se pela forma simples e contemporânea como viveu a sua fé. A imagem agora entronizada reflete essa proximidade com o mundo atual, apresentando o santo vestido com jeans, sapatilhas, t-shirt, mochila e telemóvel. Para o pároco, esta representação ajuda a aproximar os mais novos da mensagem cristã. “Ele evangelizou também através das redes sociais, criando conteúdos sobre os milagres eucarísticos, e o seu testemunho de amor à Eucaristia continua a atrair muitas pessoas”, sublinhou.

Publicidade

A celebração contou também com a participação ativa do Grupo de Jovens de Santiago de Bougado, que teve a ideia de acolher a nova imagem do santo e de dinamizar a festa para valorizar a participação da comunidade.

A festa teve ainda como objetivo reforçar a ligação de S. Carlo Acutis à vida pastoral da paróquia. De acordo com o padre Bruno Ferreira, a intenção é que o santo passe a ser padroeiro da catequese, a par de São José, e também dos acólitos, dada a sua forte devoção à Eucaristia.

O sacerdote destacou igualmente o impacto que a vida curta de Carlo Acutis continua a ter junto das novas gerações, lembrando que o jovem faleceu em 2006 e que o seu processo de beatificação e canonização foi particularmente rápido. “Descobrir este rapaz que viveu de forma tão normal é perceber que é possível ser santo vivendo a fé com autenticidade”, afirmou.

A festa de S. Carlo Acutis foi vivida como um momento de união e espiritualidade, reforçando a aposta da paróquia de Santiago de Bougado numa Igreja próxima, participada e atenta às novas gerações.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Publicidade

          Comer sem sair de casa? clique aqui

Farmácia de serviço

arquivo