quant
Fique ligado

Trofa

Pais numa “corrida contra o tempo” pedem ajuda para a filha de 5 meses com plagiocefalia

Face a urgência, já que a Letícia deve começar a usar, de imediato, este capacete, os pais da menina lançaram um apelo na redes sociais, a pedir apoio monetário.

Avatar

Publicado

em

Cátia Fernandes admite que o pedido surgiu em “modo desespero” por estar numa verdadeira “corrida contra o tempo”. Mãe de Letícia, de cinco meses, ontem, depois de uma consulta com um neurocirurgião no Hospital de S. João, no Porto, recebeu o diagnóstico de que a menina sofre de uma plagiocefalia, uma deformação no crânio, que necessita, rapidamente, de ser corrigida através do uso de um capacete, que os pais, residentes na Trofa, não conseguem comprar.

“Eu notei que a Letícia, aos dois meses, tinha uma deformidade na cabeça. Desde então, ela tem sido seguida em osteopatia, de 15 em 15 dias. Em média, gastamos entre 40 a 50 euros em cada sessão, que não são comparticipadas pelo Estado. Também compramos uma almofada específica, a Mimos, que custou 70 euros e que também não foi comparticipada pelo Estado. Entretanto, uma vez que a Letícia não revelava melhorias, a pediatra achou que era melhor ser vista por um neurocirurgião, mesmo específico para pediatria. Tivemos a consulta ontem (quarta-feira), na qual tivemos o diagnóstico de que a Letícia tem uma plagiocefalia e braquicefalia no grau 2“, descreveu ao NT, Cátia Fernandes.

Publicidade

Perante esta nova realidade, Cátia Fernandes ficou a saber que a osteopatia “pode ajudar, mas não a longo prazo”.

“Mais cedo ou mais tarde, a Letícia pode vir a sofrer de outros problemas, ao nível da visão, auditivo e da fala, porque os ossos não alinhando, não vão deixar o cérebro ir para o sítio onde deve estar”.

O capacete é a solução, mas custa 3500€

Face ao diagnóstico, o neurocirurgião indicou que a Letícia deve usar uma ortótese, uma espécie de capacete – indicado apenas para casos graves -, que age com uma contraposição de forças, realizando um apoio nas áreas proeminentes do crânio, contendo o seu crescimento e deixando as áreas achatadas livres para crescerem, direcionando o próprio crescimento do crânio do bebé.

O problema é o custo deste equipamento, que, segundo Cátia Fernandes, é de 3500 euros. Face a urgência, já que a Letícia deve começar a usar, de imediato, este capacete, os pais da menina lançaram um apelo na redes sociais, a pedir apoio monetário.

“A Letícia só pode usar até aos nove meses e entretanto ela faz seis meses. Se tivéssemos mais tempo, se calhar, nunca teríamos vindo a público pedir esta ajuda, mas neste momento não temos outra solução”.

Os pais da menina criaram uma conta bancária para Letícia, através da qual pedem para ser enviados donativos. O IBAN é: PT50 0010 0000 6112 74300018 7. A ajuda pode ser ainda dada através da plataforma de crowdfunding, clicando AQUI.

Cátia Fernandes agradece “toda a ajuda que as pessoas puderem dar” e comprometeu-se a dar conta, via facebook, do estado da angariação de fundos.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...