quant
Fique ligado

Edição 726

Padre José Ricardo com receção calorosa no Muro

Avatar

Publicado

em

José Ricardo Dias foi apresentado como pároco de S. Cristóvão do Muro, numa eucaristia, em que sentiu o carinho da comunidade.

Não precisa de grandes orientações, mas a hospitalidade das gentes do Muro fê-lo guiar-se por um tapete colorido até àquela que será, nos próximos tempos, a sua casa. O padre José Ricardo Dias apresentou-se à comunidade, a 27 de setembro, com uma eucaristia realizada ao ar livre, no largo de S. Cristóvão, junto à igreja paroquial, cumprindo as regras impostas pelo contexto sanitário que vivemos.

Apesar de estar numa comunidade nova, este é quase um regresso à Trofa, onde o sacerdote deu os últimos passos rumo à ordenação. “Foi em S. Martinho de Bougado que estagiei. Sempre gostei do município, onde me senti sempre bem tratado e acolhido. Por isso, este regresso é visto com muito bons olhos”, confessou o sacerdote, em entrevista ao NT.

Ordenado em 2012, José Ricardo Dias já acumulou experiência em paróquias dos concelhos de Amarante e Marco de Canaveses, mas abraçar uma nova comunidade exige sempre uma descoberta.

“A minha prioridade, neste momento, é conhecer as pessoas e a realidade desta paróquia e ajudar naquilo que são as especificidades da comunidade. Depois, sim, com o desenrolar das atividades, vão surgir os desafios”, detalhou, sem deixar de reconhecer que sentiu “a satisfação” dos fiéis, por terem “um pároco residente”.

Esta condição dá a José Ricardo Dias a possibilidade de manter uma “grande proximidade às pessoas e disponibilidade para os grupos paroquiais”, sendo certo que – e apesar de não haver nenhuma nomeação oficial – irá auxiliar o padre Luciano Lagoa nas paróquias de S. Martinho e Santiago de Bougado. Ainda assim, garante: “Eu sou o pároco do Muro e esse será a minha principal realidade nesta fase”.

Por outro lado, esta “exclusividade” acaba por atenuar a tristeza da comunidade, que viu o antigo pároco, Rui Alves, abraçar uma nova missão. “Os fiéis nunca gostam de perder um pároco, com o qual se identificam e com quem gostavam de trabalhar. É sempre difícil e, neste caso específico, senti que para a comunidade foi bom terem um pároco residente”, frisou.

Padre campeão europeu de futsal

Além dos afazeres normais de um sacerdote, José Ricardo Dias destaca-se também no desporto, nomeadamente no futsal. É jogador da seleção nacional do clero e ostenta o título de pentacampeão europeu, num palmarés que, porém, foi interrompido este ano, com o 3.º lugar conquistado na prova.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...