Trofa
Obras na Rua Aldeias de Cima obriga a alterações no trânsito a partir de 7 de julho
A Rua Aldeias de Cima, em Santiago de Bougado, vai ser alvo de uma intervenção profunda no âmbito da empreitada de reabilitação da rede viária em betuminoso.

A Rua Aldeias de Cima, em Santiago de Bougado, vai ser alvo de uma intervenção profunda no âmbito da empreitada de reabilitação da rede viária em betuminoso, promovida pela Câmara Municipal da Trofa. Os trabalhos, com início marcado para a próxima segunda-feira, 7 de julho, obrigarão ao encerramento temporário da via durante cerca de 30 dias, estando apenas autorizado o acesso a moradores e veículos de cargas e descargas com destino às empresas da zona.
Para minimizar os constrangimentos no tráfego, a autarquia definiu desvios alternativos consoante o sentido da circulação. Quem se desloca da EN14 para a EN104, no sentido Trofa–Vila do Conde, deverá utilizar a Rua Dr. António Augusto Pires de Lima, que terá trânsito apenas num sentido durante todo o período da intervenção. No sentido inverso, de Vila do Conde para a Trofa, o percurso alternativo será feito pela Rua Heliodoro Salgado, também com circulação condicionada a sentido único, à semelhança da rua de acesso à escola secundária.
De forma a garantir o acesso aos estabelecimentos comerciais localizados nas imediações da obra, como o Pingo Doce e o McDonald’s, a circulação nesses pontos será regulada com recurso a semáforos temporários.
A Câmara Municipal da Trofa sublinha que a empreitada tem como objetivo melhorar as condições de circulação e segurança da via, apelando à compreensão da população e garantindo que “todos os esforços serão feitos para que a intervenção decorra com a máxima celeridade e segurança”.
A circulação de transportes públicos será também ajustada. As linhas 6311 e 6312 mantêm o funcionamento habitual com acesso garantido. Já as linhas 3504, 3505, 3507, 6301, 6303, 6307 e 6315, no sentido EN104 → EN14, passarão a circular pela Rua Heliodoro Salgado. Neste caso, a paragem da Escola Secundária será deslocada para a paragem do Castêlo (sentido Sul → Norte), situada a cerca de 160 metros da atual. No sentido contrário (EN14 → EN104), os percursos permanecem inalterados.