

Edição 677
“Muito se escreveu da história da Trofa, mas nem tudo foi bem escrito”
José Pedro Reis fala com entusiasmo da Trofa, terra que nem o viu nascer, mas o acolheu assim como a muitas famílias que se foram instalando graças ao vigor industrial e económico – projetado a “todo o vapor” pelos caminhos de ferro – que fizeram desta aldeia vila, cidade e, desde há quase 20 anos, concelho. Filho de pai vinhaense e mãe vilacondense, o jovem de 30 anos residente, “por enquanto”, em S. Romão do Coronado, está a construir uma carreira de historiador. O gosto pelos acontecimentos do passado nasceu ainda em criança, motivado pelos programas de José Hermano Saraiva, e cresceu com o “professor Avelino”, referência que ficará “marcada para a vida toda”. Tem mestrado em História, frequenta atualmente o doutoramento e, recentemente, o mestrado em Empreendedorismo e Internacionalização, anda por todo o país a partilhar a história da Trofa e tem dois livros escritos. Em entrevista, o também cronista d’O Notícias da Trofa falou dos mitos históricos que persistem no concelho e da necessidade de não se misturar política com a reserva do património.
Leia a entrevista completa na edição do NT, já nas bancas.
Edição 677
Estudantes russos conhecem Escolinha de Rugby

Foi como modelo de inclusão que a Escolinha de Rugby da Trofa se apresentou a uma comitiva russa de professores e jovens universitários, do curso de Empreendedorismo Social. A visita aconteceu no dia 21 de setembro e surgiu de um desafio lançado pela Área Metropolitana do Porto.
“Esta viagem teve o alto patrocínio da Universidade Estatal e do Presidente da Rússia e trouxe até à Trofa alunos provenientes de várias cidades daquele país (Moscovo, Rostov, Novosirbisk e Volgogrado)”, explicou Ricardo Costa. O responsável da Escolinha de Rugby referiu ainda que a visita a Portugal serviu para o “enriquecimento académico dos estudantes”, relativamente às “boas práticas de inovação social”.
“Desde a sua inauguração, em dezembro de 2013, a Escolinha de Rugby já recebeu a visita de instituições espanholas, irlandesas e russas que vêm até à Trofa conhecer um projeto considerado inovador e que é cada vez mais um exemplo de boas práticas sociais”, concluiu.
Edição 677
Bianca é a nova amiga do Trofi (c/ vídeo)

Bianca foi o nome escolhido para a mais recente mascote do Clube Slotcar da Trofa. No sábado, dia 29 de setembro, o novo tigre-de-bengala branco da associação foi apresentado ao público mais jovem.
A nova amiga do Trofi vem complementar a história da mascote do Clube. “A ideia surgiu da necessidade de o Trofi, que já está crescido, ter uma namorada e assim alargamos o âmbito das nossas mascotes para um lado mais feminino, porque o Clube não é feito só de homens. Queremos que essa representatividade de géneros também esteja presente”, disse o vice-presidente do Clube Slotcar da Trofa, João Mendes.
Marisa Coutinho, responsável da empresa Boomer, afirmou que “a ideia é que a Bianca seja uma embaixadora da própria espécie, que consciencialize as pessoas para o risco de extinção da mesma e para a importância de preservarmos as espécies”.
A Quintinha da Susana, em Cidai, foi o local escolhido pela associação para apresentar a nova mascote, sendo que a festa conseguiu reunir várias crianças do concelho da Trofa, animando-os com um insuflável, pinturas faciais e um espetáculo de ballet de bailarinas da escola Passos de Dança. E até a Bianca mostrou os seus dotes na dança.
-
Trofa1 semana atrás
Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas
-
Trofa7 dias atrás
Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição 771 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 dia atrás
Motociclista sem capacete ferido em acidente
-
Edição 7712 semanas atrás
Senhora das Dores com dez dias de festa e andores na rua
-
Trofa5 dias atrás
Junta do Coronado cancela Coronado Convida por “desentendimento” com a paroquia de S.Mamede
-
Trofa5 dias atrás
Volta a Portugal passa hoje pela Trofa
-
Edição 7711 semana atrás
4 freguesias infestadas com praga dos citrinos