quant
Fique ligado

Trofa

Movimento Por Santiago de Bougado vai defender desagregação de S.Martinho

Publicado

em

Um grupo de 11 cidadãos de Santiago de Bougado decidiu juntar-se para criar o “Movimento Por Santiago de Bougado”, para defender a desagregação da freguesia com S. Martinho de Bougado. Deste grupo nasceu um manifesto, ao qual se associaram também três ex-presidentes da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.

António Azevedo, vice-presidente da autarquia e ex-presidente da Junta de Santiago, é o primeiro subscritor do manifesto que foi apresentado, esta terça-feira, numa conferência de imprensa realizada pelo Movimento no polo de Santiago da Junta de Freguesia de Bougado. A ele juntam-se personalidades ligadas aos mais diferentes quadrantes políticos, insatisfeitas com as consequências da reforma administrativa, que agregou Santiago e S. Martinho, em 2013.

Este ato público acontece sete anos depois de uma assembleia popular, na qual ficou patente a recusa da reforma administrativa, conhecida pela “Lei Relvas”, e que diminuiu de oito para cinco as freguesias do concelho da Trofa.

No manifesto, os subscritores consideram a lei “injusta”, que foi aplicada “contra a vontade expressa dos bougadenses e dos seus órgãos representativos” e que, hoje, “está a afetar a coesão e o desenvolvimento territorial do próprio concelho da Trofa”. “Passados cinco anos, os argumentos então apresentados contra essa união forçada continuam perfeitamente válidos”, sublinham, fazendo uma análise “negativa” da agregação, que, atestam, “fez acelerar a tendência de declínio e de desertificação que já se vinha acentuando nos últimos anos”.

“Os bougadenses que desejem empreender e investir na sua freguesia, fruto da agregação com a freguesia urbana, vêem-se excluídos dos apoios comunitários e nacionais” a projetos “em diferentes áreas de negócio”, argumentam os subscritores, que falam ainda da “intensificação” do “envelhecimento” da população.

Em contraponto com as vantagens então anunciadas da agregação, sublinham que o processo “não se traduziu na diminuição de custos de funcionamento, tendo ao invés levado à diminuição do valor global das transferências da administração central”.

O manifesto é assinado por António Azevedo, Manuel Ramalho, José Gregório, José Moreira, António Pontes, Assis Serra Neves, Carlos Portela, Fernando Monteiro, José Rodrigues, Manuel Campos, Manuel Rodrigues da Silva, Olindo Marinho, Vera Araújo e Vítor Aníbal Maia.

O Movimento Por Santiago de Bougado foi criado, em novembro de 2018, numa altura em que o Governo, liderado por António Costa, começou a mostrar disponibilidade para reverter o processo de agregação.

Publicidade
Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Covid-19

Quase 2000 casos na Trofa de 6 a 19 de janeiro

Este número representa cerca de 5% da população do município.

Publicado

em

Por

De 6 a 19 de janeiro, o concelho da Trofa registou 1984 casos de Covid-19. Este número representa cerca de 5% da população do município e consta do mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde, publicado esta sexta-feira.

Este número evidencia uma taxa de incidência cumulativa de 14 dias de 5166 infetados por 100 mil habitantes.

Em comparação com a semana passada, houve mais 547 infeções (contabilizaram-se no total 1437 entre 30 de dezembro e 12 de janeiro).

Em janeiro de 2021, aproximadamente neste período, foram registados 547 casos no concelho.

Desde o início da pandemia, já foram contabilizadas no concelho 7627 infeções.

Continuar a ler...

Covid-19

Junta do Coronado abre portas no sábado para testes à Covid-19

No próximo sábado, no salão nobre da Junta de Freguesia do Coronado, em S. Romão, os profissionais de saúde da Farmácia de São Romão vão realizar testes antigénio à Covid-19.

Publicado

em

Por

No próximo sábado, no salão nobre da Junta de Freguesia do Coronado, em S. Romão, os profissionais de saúde da Farmácia de São Romão vão realizar testes antigénio à Covid-19.

O teste rápido de antigénio é comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde.

Para serem testados, os interessados não precisam efetuar marcação, mas apenas deslocar-se ao espaço., munidos do número de utente.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também