Fique ligado

Desporto

Miguel Cardoso entre os nomeados ao prémio de melhor treinador do mundo

Trofense é um dos dois portugueses nomeados.

Avatar

Publicado

em

Miguel Cardoso está entre os 20 treinadores indicados pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) para o prémio de melhor treinador mundial de 2025. A nomeação coloca o técnico português, atualmente ao serviço do Mamelodi Sundowns, ao lado de alguns dos nomes mais reconhecidos do futebol internacional.

A presença de Miguel Cardoso nesta lista surge após uma época em que conduziu o Mamelodi Sundowns ao 15.º título de campeão da África do Sul e levou a equipa à final da Liga dos Campeões africanos, onde acabou por ser derrotado pelo Pyramids. Aos 53 anos, esta é a primeira vez que o treinador português surge como finalista no galardão atribuído anualmente pela IFFHS.

Também Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, volta a constar entre os nomeados. O técnico de 46 anos lidera atualmente o campeonato brasileiro, quando faltam seis jornadas por disputar, e qualificou a equipa para a final da Taça Libertadores, marcada para 29 de novembro, frente ao Flamengo. Esta é uma nova nomeação para Abel Ferreira, depois de ter sido considerado pela IFFHS em 2022.

“Estou encantado por ter sido nomeado para o prémio de Treinador do Ano de 2025 pela IFFHS. Reconhecimento por um ano fantástico no FC Mamelodi Sundowns, onde acumulamos vitórias, excelentes performances, troféus, recordes e prestígio. Será sempre um testemunho do trabalho dos meus jogadores, treinadores e da estrutura a que pertenço! Um beijo especial para a minha família! Obrigado a todos! Vamos por mais!”, referiu o técnico, numa publicação nas redes sociais.

Publicidade

A lista divulgada inclui ainda nomes como Luis Enrique, vencedor da Liga dos Campeões com o Paris Saint-Germain, Antonio Conte, que conquistou a Serie A ao serviço do Nápoles, Enzo Maresca, que guiou o Chelsea ao título mundial de clubes, Diego Simeone, do Atlético de Madrid, Mikel Arteta, ao serviço do Arsenal, e Xabi Alonso, como técnico do Bayer Leverkusen e Real Madrid.

A escolha dos finalistas resulta da avaliação de um júri composto por jornalistas e especialistas de 120 países, que consideram o desempenho dos treinadores ao longo do ano civil.

O vencedor será anunciado a 10 de dezembro. No ano passado, o prémio foi atribuído ao italiano Carlo Ancelotti, então treinador do Real Madrid e atualmente selecionador do Brasil.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Publicidade

          Comer sem sair de casa? clique aqui

Farmácia de serviço

arquivo