quant
Fique ligado

Trofa

Metro só do ISMAI ao Muro. Resto da ligação será feita com metrobus

Publicado

em

O pacote de 1,17 mil milhões de euros que o Governo destinará à expansão do metro no Grande Porto contempla a linha da Trofa até ao ISMAI. Só que com alterações.

Quanto ao metro propriamente dito, só circulará entre o ISMAI e a estação do Muro, sendo que a linha prossegue até Paradela, mas em metrobus.

O metrobus é um sistema de transporte público baseado no uso de autocarros, que combina a capacidade e a velocidade do metro com a flexibilidade, o baixo custo e a simplicidade de um sistema de linhas de autocarros. Este meio opera numa faixa de rodagem exclusiva, para evitar o congestionamento do trânsito, e inclui estações, veículos e sistemas inteligentes de tráfego num sistema integrado e flexível.

Ora, da nova linha existirão nove estações, incluindo a do ISMAI, Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Senhora das Dores, Trofa e Paradela, numa extensão de 10,73 quilómetros.

Segundo o estudo encomendado à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sobre a avaliação da procura potencial das futuras linhas, a da Trofa foi a segunda com menos procura, apresentando, segundo os investigadores, uma “média diária” de 11.121 validações.

Acima só a segunda linha da Maia, que, inclusive, não está contemplada com financiamento no Programa Nacional de Investimento (PNI) 2030.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que espera que a maioria dos concursos públicos de conceção e de construção das novas ligações seja lançada até ao final do próximo ano.

Publicidade

*Fotomontagem

Continuar a ler...

Trofa

Acidente em Covelas na A3 (c/vídeo)

Publicado

em

Por

Uma colisão na Autoestrada 3 (A3), no sentido Valença-Porto, provocou um ferido. 

A colisão, que envolveu uma viatura ligeira e uma viatura pesada, deu-se ao km 18.5, em Covelas, cerca das 17h35m, causando apenas ferimentos leves no condutor da viatura ligeira, um homem de 52 anos, que não necessitou de tratamento hospitalar.

No socorro estiveram os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, com sete operacionais e duas viaturas, apoiados pela a SIV da Unidade de Santo Tirso do Centro Hospitalar do Médio Ave, a Brigada de Trânsito da Maia da GNR e a assistência da Brisa.

Continuar a ler...

Trofa

Cansado do atum e da cavala? A Mercadona apresenta-lhe as conservas de frango, pescada e salmão

Atum e cavala são aqueles ingredientes mais conhecidos, entre as conservas, mas no que toca à secção, a Mercadona quis inovar e acrescentou às prateleiras a gama de conservas ao natural de frango, pescada e salmão da marca própria Hacendado.

Publicado

em

Por

Atum e cavala são aqueles ingredientes mais conhecidos, entre as conservas, mas no que toca à secção, a Mercadona quis inovar e acrescentou às prateleiras a gama de conservas ao natural de frango, pescada e salmão da marca própria Hacendado.

“Sem glúten e ideais para acompanhar arroz, massa, saladas ou para comer diretamente da lata, cada unidade contém exclusivamente peito de frango, lombo de pescada e salmão com a particularidade de serem cozidos diretamente na lata e conservados apenas em água e sal, o que permite manter o sabor e todas as propriedades nutricionais”, explicou a retalhista.

Estes produtos versáteis e práticos destinam-se a todos os clientes, mas ganharam um lugar especial no coração dos desportistas e dos que gostam de manter uma alimentação cuidada, “por ser uma opção natural, com baixo teor de gordura e rica em proteínas, permitindo a confeção de receitas saudáveis e muito fáceis de preparar“.

Divulgação

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também