Trofa
Metro do Porto candidata linha de metro/metrobus da Trofa a financiamento
Emídio Gomes indicou que o concurso de conceção e construção das duas linhas deverá ser lançado ainda durante este ano.
A Metro do Porto submeteu os projetos das ligações de metro e metrobus à Trofa e de metro a Gondomar ao programa Sustentável 2030, confirmou o presidente da empresa, Emídio Gomes, no final de uma reunião de trabalho com o executivo da Câmara do Porto, realizada nos Paços do Concelho.
O responsável explicou que estão em causa “as duas linhas que estão mais adiantadas”, precisando que foi submetida a candidatura da “Linha de Gondomar II [Estádio do Dragão – Souto]” e também da “Linha da Trofa”. Esta última terá uma solução mista, combinando diferentes modos de transporte: segundo Emídio Gomes, o traçado prevê metro ligeiro “do ISMAI até à freguesia de Muro” e metrobus “entre Muro e Paradela”.
Apesar do avanço no processo, a Metro do Porto não detalhou o montante global necessário para concretizar as obras. O presidente da empresa revelou apenas que existem “100 milhões de euros de financiamento garantidos”, sem esclarecer que percentagem esse valor representa face ao custo total dos projetos.
Relativamente aos próximos passos, Emídio Gomes indicou que o concurso de conceção e construção das duas linhas deverá ser lançado ainda durante este ano. A expectativa é que isso aconteça “ainda na primeira metade do ano”, admitindo, no entanto, a possibilidade de um ligeiro adiamento: “Se resvalar, será apenas um ou dois meses”.


