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Linha do Equilíbrio: A importância da família

“Compete aos pais/família orientar os seus membros através da comunicação positiva/diálogo. Procurar estimular a criança para a reflexão sobre o que ouve e vê.”

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Aproximamo-nos do Natal. Nas ruas, nas lojas, nas instituições e nas nossas casas já respiramos o Espírito Natalício! E como é bom este sentimento! Natal é sinal de aproximação entre as pessoas, onde se evidenciam sentimentos como a tolerância, a solidariedade e o amor.
Na Igreja Católica celebra-se o nascimento de um menino especial no seio de uma família humilde. Quando pensamos na Família de Nazaré ou no nascimento do Menino Jesus, quase que romantizamos, colocando esta família num pedestal, considerando-a mesmo “perfeita”. Mas será assim que a bíblia descreve as famílias, nomeadamente esta em particular?
As escrituras bíblicas narram famílias que festejam casamentos, nascimentos, sucessões, que sofrem com a morte, mas também famílias que têm quezílias entre os seus membros ou que passaram dificuldades como guerras, perseguições, intempéries, etc. Estas famílias representadas são famílias idênticas às atuais, da qual se destacou a Família de Nazaré.
E por que será tão importante o tema da família para a psicologia?
A família é o primeiro meio de socialização para uma criança e aquela que mais influencia o seu desenvolvimento. Os pais são os agentes mais próximos e mais determinantes na evolução das competências dos filhos, facto que desperta o interesse da psicologia na compreensão das práticas educativas e o resultado no comportamento dos filhos.
Claro que o desejo da quase totalidade dos pais é serem “bons” para os seus filhos! No entanto, a parentalidade não é só uma vivência gratificante e prazerosa. Pode também ser uma tarefa exigente, de onde se destacam as preocupações com as necessidades básicas das crianças, como são exemplos: a alimentação, o conforto e a segurança. Além disso, enfrentam uma multiplicidade de medos (as doenças, as más companhias ou influências, a vida académica, entre outros).
Atualmente, o conceito apresenta-se bem mais lato, tornando-se necessário incluir na educação a afetividade e a exigência. Com estas duas dimensões, a parentalidade passa a responder às solicitações da criança, ao estabelecer um equilíbrio entre a responsividade (afeto) e a definição de limites e regras com consequências adequadas face ao incumprimento das mesmas (exigência). Tal deverá conduzir a que a criança perceba os seus limites e se sinta em segurança.
Sabe-se que as crianças absorvem todos os padrões de comportamento, os pais acabam por funcionar como “modelos” para os seus filhos. Logo, é na família que as crianças aprendem os valores, as atitudes, a ética, a afetividade, os juízos de valores, os preconceitos e os estereótipos. As crianças são influenciadas pelo contexto vivenciado na sua Família, tendendo a agir por imitação.
Então, compete aos pais/família orientar os seus membros através da comunicação positiva/diálogo. Procurar estimular a criança para a reflexão sobre o que ouve e vê. É da competência dos pais criarem rotinas, padrões expetáveis de comportamento para que a criança saiba o que esperar e se sinta segura. Cabe aos pais a tarefa de ensinar a relevância de obedecer às regras e explicar a sua importância para a sociedade, cultivando o sentido crítico sobre as mesmas. E, por fim, mas nem por isso menos importante, estar realmente com a criança, dedicando-lhe tempo e criando momentos únicos.
Passe a elogiar e abraçar mais, demonstre o quanto a criança é amada.
Se a criança é o reflexo da família, seja um bom espelho!

sandramaia.psicologa@linhadoequilibrio.pt

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