quant
Fique ligado

Religião

Jovens da Trofa na enchente que recebeu símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude no Porto

Os grupos de jovens Gera Esperança, Ca’Fé e Mensageiros e o grupo de adolescentes que se vão crismar no próximo dia 30 de outubro juntaram-se à enchente que se encontrava na Ribeira do Porto.

Publicado

em

A 1 de outubro, o Porto recebeu os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).

A chegada da cruz peregrina e do ícone mariano “Salus Populi Romani” chegou à Ribeira do Porto vinda do Peso da Régua, de barco, com várias centenas de jovens presentes, alguns deles oriundos das paróquias da Trofa.

Os grupos de jovens Gera Esperança, Ca’Fé e Mensageiros e o grupo de adolescentes que se vão crismar no próximo dia 30 de outubro juntaram-se à enchente que se encontrava na Ribeira do Porto e participaram na arruada com destino ao Terreiro da Sé do Porto, e tiveram oportunidade de carregar os símbolos durante uma parte do percurso.

Ao início da noite, decorreu no Terreiro da Sé a vigília de oração “Ora Arranca”, permitindo a todos rezar junto dos símbolos. Estas atividades proporcionam momentos de partilha e alegria aos jovens trofenses que, em grupo, aproveitam os momentos para conviver, refletir e rezar, num ambiente com uma energia contagiante.

A Jornada Mundial da Juventude decorre de 1 a 6 de agosto do próximo ano, em Lisboa, e é um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, reunindo milhares de peregrinos que se juntam para celebrar a fé e a pertença à Igreja. A JMJ nasceu em 1985, em Roma, por iniciativa do Papa João Paulo II.

Na Ribeira do Porto começou, assim, a peregrinação de um mês dos símbolos das JMJ nas 22 vigararias, com passagem pela da Trofa/Vila do Conde marcada para 23, 24 e 25 de outubro.

Continuar a ler...

Edição 776

Comemoração de Todos os Santos – serão milhões, os Santos?

Muitos cristãos veneravam Pôncio Pilatos como santo. De acordo com a Sociedade de Arqueologia Bíblica, os primeiros cristãos veneravam Pilatos de uma forma diferente. Agostinho saudava-o como “um convertido”.

Publicado

em

Por

A Igreja Católica celebra, no dia 1 de novembro de cada ano, a festa de Todos os Santos. Segundo a Enciclopédia Católica, esta comemoração “honra todos os Santos, conhecidos e desconhecidos”.No fim do século II, os cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé,…

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

Continuar a ler...

Edição 774

Peregrinação em honra da Senhora de Fátima

Decorre, até 11 de outubro, a peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na paróquia de S. Mamede do Coronado.

Publicado

em

Por

Decorre, até 11 de outubro, a peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na paróquia de S. Mamede do Coronado.
As solenidades começaram no dia 3 e, diariamente, há peregrinações nas diferentes ruas da paróquia, às 21h00. Esta sexta-feira, 7 de outubro, a peregrinação vai fazer-se pelo Centro Social e Paroquial de S. Mamede do Coronado, Rua da Escola, Rua de Água Levada, Rua Vale do Coronado e Largo de Trinaterra. Este último local será onde começa a peregrinação de sábado, dia 8, prosseguindo pela Rua de Trinaterra, Rua de Santo António, Rua do Loteamento, Rua Fonte do Corvo, Rua Catarina Eufêmia, Rua de Santo António, Travessa de Santo António e Praceta Santo Santónio.
No dia 9, a imagem peregrina passará pela Rua Pedro Homem de Melo, Rua José Régio, Rua Alves Redol, Rua de Santo António, Rua Maria da Fonte, Rua Fonte do Corvo e Rua do Marquês do Pombal.
A peregrinação continua no dia 10, pela Rua D. Maria II, Rua Fonte do Corvo, Rua da Restauração, Rua do Nascente, Rua do Sol e Rua de Vilar de Lila.
No último dia, as solenidades passam pela Rua Nova das Fontes, Rua das Camélias, Rua do Gondão, Rua de Brêto, Rua do Pinto, Rua Vale do Coronado e Rua do Espírito Santo, terminando na Capela do Espírito Santo.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);