Trofa
Jovem romanense estreia-se na música
Natural de S. Romão do Coronado, no concelho da Trofa, João Silva — ou simplesmente João, como assina artisticamente — deu o primeiro passo no universo da música portuguesa com o lançamento do seu single de estreia, “Rapaz de Lisboa”

Natural de S. Romão do Coronado, no concelho da Trofa, João Silva — ou simplesmente João, como assina artisticamente — deu o primeiro passo no universo da música portuguesa com o lançamento do seu single de estreia, “Rapaz de Lisboa”, disponível desde esta sexta-feira em todas as plataformas digitais.
Trata-se de uma canção pop intimista que mergulha nas emoções da juventude, da saudade e da procura de identidade, refletindo uma sonoridade moderna com influências de artistas como Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco, Conan Gray e Julia Michaels. O tema foi escrito pelo próprio João, em colaboração com Inês Marques Lucas, e gravado nos Great Dane Studios, em Lisboa, com produção de Choro.
“(A música), na verdade, é algo que sempre quis. Sempre fui adiando este desejo, mas chegou um momento em que tinha de arriscar”, declarou o jovem de 23 anos em entrevista ao NT.
A ligação à escrita começou aos oito e, após um breve percurso no jornalismo, decidiu entregar-se de corpo e alma à música, transformando os seus silêncios e pensamentos em canções que agora começam a ganhar vida.
Com versos que falam de amor, transformação e autoaceitação, “Rapaz de Lisboa” é também o primeiro capítulo de um universo criativo centrado numa “caixa de memórias” — conceito visual e emocional que João está a explorar numa campanha nas redes sociais, onde convida os fãs a partilhar objetos e lembranças que marcaram as suas vidas.