quant
Fique ligado

jonati

Religião

Jipe vai transportar Nossa Senhora de Fátima pelas ruas de S. Martinho

Publicado

em

A paróquia de S. Martinho de Bougado anunciou que, nos domingos de maio, após a missa das 19h00, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai percorrer os lugares da freguesia, transportada num jipe, que estará “preparado para o efeito”.

“O percurso de Nossa Senhora será realizado sem paragens e pede-se às pessoas que não saiam de casa, observando as normas sanitárias vigentes”, sublinhou a paróquia, em comunicado.

No primeiro domingo, dia 2, a imagem percorre os lugares de Ervosa e Abelheira, seguindo-se, no dia 9, Esprela, Gandra, Cavadas Coroa, Real, Carqueijoso e S. Martinho. No dia 16, a imagem vai estar nos lugares de Paradela e Paranho e, no dia 23, em Valdeirigo, Mosteirô, Bairro da Capela e Castêlo. Finzes e Padrão são os últimos lugares percorridos pela imagem, no dia 30.

“As ruas que Nossa Senhora visitará serão apenas as mais importantes. Poderá não ser possível percorrer todas as ruas de cada lugar, pelo pedimos compreensão. Este percurso terminará cerca das 21h30”, informou a paróquia, que sugere aos fiéis que iluminem janelas e varandas com velas ou qualquer outro tipo de luz.

“Durante o Mês de Maio, seria interessante que cada casa arranjasse um pequeno local, com a imagem de Nossa Senhora, para se rezar o terço ou alguma outra oração mariana”, acrescentou.

Por outro lado, durante o próximo mês, as celebrações da eucaristia semanal passarão todas para as 21h00, na Igreja Nova, e nelas será integrada a recitação do terço, incluindo à segunda-feira.

No fim de semana, a recitação do terço será realizada na missa das 19h00, também na Igreja Nova.

Publicidade

Todas estas celebrações serão transmitidas pelas redes sociais: Facebook do Padre Luciano Lagoa e da Paróquia de S. Martinho de Bougado e pelo Youtube.

Continuar a ler...

Edição 782

Igreja Matriz recebe festa de S. Sebastião

Seguindo uma tradição de há muitas dezenas de anos, a paróquia de S. Martinho de Bougado realiza, no próximo domingo, dia 29 de janeiro, a festa em honra de S. Sebastião.

Publicado

em

Seguindo uma tradição de há muitas dezenas de anos, a paróquia de S. Martinho de Bougado realiza, no próximo domingo, dia 29 de janeiro, a festa em honra de S. Sebastião, na Igreja Matriz daquela paróquia.

Assim, às 08h30, haverá eucaristia solene em honra do mártir, animada pelo grupo coral da paróquia, e ao som do órgão de tubos recentemente restaurado, seguindo-se a procissão desde a Igreja Matriz até ao cruzeiro de S. Martinho (que se encontra situado na Rua Alberto Pimentel), voltando à Igreja, onde será dada a bênção do Santo Lenho.

É de notar que esta festa dedicada ao mártir S. Sebastião, carinhosamente chamada de “Festa do Mártir” é das mais antigas desta paróquia, e era só superada pela grande romaria de Nossa Senhora das Dores e pela comemoração do padroeiro S. Martinho.

Além das celebrações religiosas, que incluía novena e missa solene, “com três padres a grande instrumental, acompanhada ora pelo coro da Trofa, ora pela Banda de Música, o interior daquele templo era festivamente ornamentado, eram colocados dois grandiosos e decorados mastros (no exterior) à frente deste templo e a Rua de S. Martinho era, igualmente, ornamentada com flores”.

Continuar a ler...

Religião

Padres da Trofa em peregrinação por Roma e Vaticano: o roteiro, a audiência com o Papa e o vinho do Porto com 150 anos

Os sacerdotes da Vigararia da Tofa-Vila do Conde, bem como alguns que dela já fizeram parte, realizaram uma peregrinação a Roma e ao Vaticano, entre os dias 9 e 12 de janeiro.

Publicado

em

Os sacerdotes da Vigararia da Tofa-Vila do Conde, bem como alguns que dela já fizeram parte, realizaram uma peregrinação a Roma e ao Vaticano, entre os dias 9 e 12 de janeiro. (mais…)

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);