

Edição 409
Guidões organiza Queima do “Relvas”
A Comissão de Luta contra a extinção da freguesia de Guidões está a preparar para as 21 horas de sábado, dia 9 de fevereiro, a queima do “galheiro e do entrudo”, no Largo Abade de Sousa Maia (Largo da Igreja), em Guidões.
Depois de um “estudo sociocultural, histórico-filosófico e até matemático pormenorizado”, a Comissão de Luta contra a extinção da freguesia de Guidões está a preparar a queima do “galheiro e do Entrudo”.
Para conseguir um “efeito mágico-profilático de purificação e excomunhão de poderes considerados maléficos” que este entrudo possui, o “único nome” que para a comissão assentava “devidamente” era o de “Relvas”. “Embora qualquer semelhança com a realidade seja sempre pura coincidência”, avançou fonte da comissão.
Esta é a “reposição de uma tradição muito antiga”, em que são destruídas pelo fogo figuras alusivas ao passado (tudo o que é velho), o julgamento e a queima, que têm um sentido de “desforra, de vingança e de castigo” para que “o futuro nos reserve coisa melhor”.
A cerimónia pública do entrudo constitui um “ritual expurgatório deste período de passagem, que é o fim do inverno e a entrada na primavera”.
O programa tem início com as intervenções de Bernardino Maia, presidente da Junta de Freguesia de Guidões, de um elemento da comissão de luta e de Agostinho Lopes, ex-deputado na Assembleia da República e “ilustre guidoense”, seguido do julgamento de “Relvas”, da interpretação do Hino de Guidões, da “queima do galheiro e de ‘Relvas’”, terminando com o lançamento do balão com “vivas a Guidões”.
Segundo fonte da Comissão de Luta, o Hino de Guidões será uma “homenagem aos antepassados guidoenses, que sempre lutaram pelo bem de Guidões, para o desenvolvimento desta terra e para que esta freguesia fosse sempre freguesia, fosse sempre Guidões”.
Edição 409
Furtaram nove colmeias à Apisantos

Nove colmeias em esferovite, da empresa Apisantos, foram furtadas entre os dias 22 e 26 de janeiro. Empresa oferece recompensa a quem as localizar ou tenha informações verídicas sobre o seu paradeiro.
Em oito anos, esta é a terceira vez que a empresa Apisantos, sediada em S. Mamede do Coronado, é alvo da visita dos amigos do alheio.
O alvo dos assaltantes foram nove colmeias de abelhas em esferovite, “relativamente novas” e com “estrados especiais”. Os responsáveis deram pelo furto no dia 26 de janeiro, quando realizaram a habitual visita às colmeias. O furto terá acontecido entre os dias 22 e 26 de janeiro, correspondente ao intervalo de dias em que decorreram as visitas às colmeias. Estas estavam situadas na zona industrial do Soeiro, em S. Mamede do Coronado.
Edição 409
Bênção de bebés em S. Martinho

Ato de consagração de todos os bebés batizados e não batizados realizou-se na paróquia de S. Martinho de Bougado.
A Igreja Nova de S. Martinho de Bougado encheu-se de paroquianos que participaram na cerimónia de bênção dos bebés, na tarde de domingo, 3 de fevereiro.
Numa eucaristia que contou com um cântico coreografado por algumas crianças da catequese, o pároco Luciano Lagoa procedeu à cerimónia de bênção dos bebés que se trata de um “ato de consagração de todos os bebés batizados e não batizados a Deus”. “Aproveitamos a festa litúrgica da apresentação de Jesus no Templo (festa popular da Nossa Senhora das Candeias) que se celebra a 2 de fevereiro, e que representa a consagração de Jesus a Deus seu Pai, para fazer esta celebração e para que estes bebés sejam também consagrados a Deus”, afirmou o pároco.
-
Trofa7 dias atrás
Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas
-
Trofa4 dias atrás
Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição 771 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Edição 7711 semana atrás
Senhora das Dores com dez dias de festa e andores na rua
-
Trofa2 semanas atrás
Detido homem em Santiago de Bougado por incêndio florestal oriundo de uma queima de fios de cobre
-
Trofa2 dias atrás
Volta a Portugal passa hoje pela Trofa
-
Trofa2 dias atrás
Junta do Coronado cancela Coronado Convida por “desentendimento” com a paroquia de S.Mamede
-
Edição 7715 dias atrás
4 freguesias infestadas com praga dos citrinos