quant
Fique ligado
Foto arquivo Foto arquivo

Edição 409

Guidões organiza Queima do “Relvas”

Publicado

em

 Foto arquivo

A Comissão de Luta contra a extinção da freguesia de Guidões está a preparar para as 21 horas de sábado, dia 9 de fevereiro, a queima do “galheiro e do entrudo”, no Largo Abade de Sousa Maia (Largo da Igreja), em Guidões.

  Depois de um “estudo sociocultural, histórico-filosófico e até matemático pormenorizado”, a Comissão de Luta contra a extinção da freguesia de Guidões está a preparar a queima do “galheiro e do Entrudo”.

 Para conseguir um “efeito mágico-profilático de purificação e excomunhão de poderes considerados maléficos” que este entrudo possui, o “único nome” que para a comissão assentava “devidamente” era o de “Relvas”. “Embora qualquer semelhança com a realidade seja sempre pura coincidência”, avançou fonte da comissão.

 

 Esta é a “reposição de uma tradição muito antiga”, em que são destruídas pelo fogo figuras alusivas ao passado (tudo o que é velho), o julgamento e a queima, que têm um sentido de “desforra, de vingança e de castigo” para que “o futuro nos reserve coisa melhor”.

 A cerimónia pública do entrudo constitui um “ritual expurgatório deste período de passagem, que é o fim do inverno e a entrada na primavera”.

Publicidade

 O programa tem início com as intervenções de Bernardino Maia, presidente da Junta de Freguesia de Guidões, de um elemento da comissão de luta e de Agostinho Lopes, ex-deputado na Assembleia da República e “ilustre guidoense”, seguido do julgamento de “Relvas”, da interpretação do Hino de Guidões, da “queima do galheiro e de ‘Relvas’”, terminando com o lançamento do balão com “vivas a Guidões”.

 Segundo fonte da Comissão de Luta, o Hino de Guidões será uma “homenagem aos antepassados guidoenses, que sempre lutaram pelo bem de Guidões, para o desenvolvimento desta terra e para que esta freguesia fosse sempre freguesia, fosse sempre Guidões”.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 409

Furtaram nove colmeias à Apisantos

Publicado

em

Por

 

Nove colmeias em esferovite, da empresa Apisantos, foram furtadas entre os dias 22 e 26 de janeiro. Empresa oferece recompensa a quem as localizar ou tenha informações verídicas sobre o seu paradeiro.

 Em oito anos, esta é a terceira vez que a empresa Apisantos, sediada em S. Mamede do Coronado, é alvo da visita dos amigos do alheio.

O alvo dos assaltantes foram nove colmeias de abelhas em esferovite, “relativamente novas” e com “estrados especiais”. Os responsáveis deram pelo furto no dia 26 de janeiro, quando realizaram a habitual visita às colmeias. O furto terá acontecido entre os dias 22 e 26 de janeiro, correspondente ao intervalo de dias em que decorreram as visitas às colmeias. Estas estavam situadas na zona industrial do Soeiro, em S. Mamede do Coronado.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição 409

Bênção de bebés em S. Martinho

Publicado

em

Por

bencaobebes1

 bencaobebes1

Ato de consagração de todos os bebés batizados e não batizados realizou-se na paróquia de S. Martinho de Bougado.

A Igreja Nova de S. Martinho de Bougado encheu-se de paroquianos que participaram na cerimónia de bênção dos bebés, na tarde de domingo, 3 de fevereiro.

Numa eucaristia que contou com um cântico coreografado por algumas crianças da catequese, o pároco Luciano Lagoa procedeu à cerimónia de bênção dos bebés que se trata de um “ato de consagração de todos os bebés batizados e não batizados a Deus”. “Aproveitamos a festa litúrgica da apresentação de Jesus no Templo (festa popular da Nossa Senhora das Candeias) que se celebra a 2 de fevereiro, e que representa a consagração de Jesus a Deus seu Pai, para fazer esta celebração e para que estes bebés sejam também consagrados a Deus”, afirmou o pároco.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);