quant
Fique ligado

Edição 763

Festas de Páscoa de Cidai regressam aos moldes tradicionais

No Domingo de Páscoa, segundo a paróquia, as famílias “devem sinalizar as casas com flores” e “não há beijo na cruz”, mas sim “uma saudação com uma vénia de cabeça”. Os fiéis “devem usar máscara” e “se pretenderam dar algo de comer ou beber aos que vão no compasso, devem fazê-lo fora das casas, evitando refeições dentro dos lares”.

Avatar

Publicado

em

As festas da Páscoa em Cidai, Santiago do Bougado, voltam aos moldes habituais depois de dois anos muito limitadas pela pandemia de Covid-19.

A abertura da festa dá-se no dia 16 de abril, com a Vigília Pascal, na Igreja Matriz de Santiago de Bougado, às 21h30, com administração de batismo a duas crianças.
No Domingo de Páscoa, 17 de abril, às 08h00, é celebrada a eucaristia na Igreja Matriz, e uma hora depois é dada a saída dos compassos em direção às casas dos fiéis. A concentração final das cruzes está marcada para as 19h00, no largo de Cidai, onde haverá uma alocução do pároco e depois todos os grupos seguem até à Igreja Matriz para lá se concluir o dia de Páscoa com a Eucaristia Festiva. Juntamente com os membros dos grupos andarão os nossos dois diáconos, José Maria e João Alves. O pároco Bruno Ferreira andará em Bairros, de manhã e de tarde.
Segundo a paróquia, as famílias “devem sinalizar as casas com flores” e “não há beijo na cruz”, mas sim “uma saudação com uma vénia de cabeça”. Os fiéis “devem usar máscara” e “se pretenderam dar algo de comer ou beber aos que vão no compasso, devem fazê-lo fora das casas, evitando refeições dentro dos lares”.
“Os que vão no compasso farão um teste rápido de despiste por questão de segurança. O folar, oferta dada ao pároco por esta ocasião, será de grande utilidade depois da pandemia, pois será para as despesas da Páscoa e para ajudar a paróquia com a despesa da casa Padre Serra. Sejam generosos”, apelou a paróquia.
Em Cidai, ainda no dia de Páscoa, a banda musical Celtas animará o largo, a partir das 21h00, e a noite termina com uma sessão de fogo de artifício.
No último dia de festa, dia 18 de abril, segunda-feira de Páscoa, o grupo de Bombos de Gião vai animar as ruas da aldeia, a partir das 09h00. Da parte da tarde, mais precisamente às 15h00, a animação estará a cargo do grupo Marotos da Concertina, seguindo-se um mini leilão e concertinas e cantar ao desafio. O encerramento das festividades está marcado para as 18h00.
Em Santiago de Bougado, as celebrações da Páscoa incluem também, na Sexta-feira Santa, no Souto da Lagoa, às 15h00, a Via-Sacra dinamizada pelos grupos de catequese da paróquia e famílias. Às 21h00, na Igreja Matriz, celebra-se a Paixão e Morte do Senhor e faz-se a adoração da Cruz.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...