quant
Fique ligado

Trofa

Festas da Senhora das Dores sem procissão, mas com fogo de artifício na noite de sábado

Avatar

Publicado

em

As festas em honra de Nossa Senhora das Dores vão realizar-se, mas com muito menos brilho do que é tradição, devido à pandemia de Covid-19, que impedirá a realização da grande procissão dos andores e do programa lúdico. Conheça as celebrações religiosas que serão realizadas para assinalar a efeméride deste ano.

A comissão de festas, este ano a cargo das aldeias de S. Martinho, Coroa, Real e Carqueijoso, providenciou um espetáculo de fogo de artifício para a noite de sábado para domingo.

Os foguetes serão lançados de dois locais distintos da cidade, na antiga ponte do comboio junto ao Parque Nossa Senhora das Dores e no parque de estacionamento da EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques.
A intenção de dividir o espetáculo por dois locais é fazer com que não haja aglomerados populacionais.

O ano 2020 deu-nos a conhecer uma realidade diferente daquela a que estávamos habituados. Mais confinamento, menos convívio, máscaras em saídas à rua, lotação reduzida ao mínimo no interior de estabelecimentos e igrejas, atividades canceladas. Na Trofa, a última grande iniciativa realizada sem limitações está já a cinco meses de distância – a Feira Anual da Trofa – e para trás já ficaram a não realização de eventos como a ExpoTrofa e o Belive.

A ausência de uma solução para a pandemia que atingiu o País e o Mundo neste arranque para a terceira década do século XXI continua a causar grandes restrições ao normal funcionamento das comunidades, que na Trofa vão voltar a ser sentidas naquela que é a maior festa da cidade: as celebrações em honra de Nossa Senhora das Dores.

A majestosa procissão dos andores, pela multidão que arrasta todos os anos, está fora de questão, assim como todo o programa profano, no qual se incluem os concertos musicais.

Até 15 de agosto, às 21 horas, cumpre-se o setenário em honra de Nossa Senhora das Dores, com missa campal na concha acústica. A paróquia informa que “estas celebrações terão a presença de vários sacerdotes, que farão a sua reflexão sobre cada uma das dores de Nossa Senhora”.

A 16 de agosto, dia em que se realizaria a grande procissão, é celebrada a eucaristia em honra de Nossa Senhora das Dores, também ao ar livre, às 11 horas. Está previsto que a missa conte com a presença do bispo do Porto, D. Manuel Linda. No fim da eucaristia, será feita a transladação da imagem de Nossa Senhora das Dores para a Capela.

No dia seguinte, pelas 8h30, realiza-se a eucaristia pelos benfeitores das festas de Nossa Senhora das Dores, e, a 18 de agosto, à mesma hora, é assinalado o encerramento das celebrações.

A comissão de festas apela à população que apoie através de donativos para pagar as despesas, que poderão ser entregues durante os dias da festa na Capela de Nossa Senhora das Dores.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...