Trofa
Festas da Senhora das Dores sem procissão, mas com fogo de artifício na noite de sábado


As festas em honra de Nossa Senhora das Dores vão realizar-se, mas com muito menos brilho do que é tradição, devido à pandemia de Covid-19, que impedirá a realização da grande procissão dos andores e do programa lúdico. Conheça as celebrações religiosas que serão realizadas para assinalar a efeméride deste ano.
A comissão de festas, este ano a cargo das aldeias de S. Martinho, Coroa, Real e Carqueijoso, providenciou um espetáculo de fogo de artifício para a noite de sábado para domingo.
Os foguetes serão lançados de dois locais distintos da cidade, na antiga ponte do comboio junto ao Parque Nossa Senhora das Dores e no parque de estacionamento da EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques.
A intenção de dividir o espetáculo por dois locais é fazer com que não haja aglomerados populacionais.
O ano 2020 deu-nos a conhecer uma realidade diferente daquela a que estávamos habituados. Mais confinamento, menos convívio, máscaras em saídas à rua, lotação reduzida ao mínimo no interior de estabelecimentos e igrejas, atividades canceladas. Na Trofa, a última grande iniciativa realizada sem limitações está já a cinco meses de distância – a Feira Anual da Trofa – e para trás já ficaram a não realização de eventos como a ExpoTrofa e o Belive.
A ausência de uma solução para a pandemia que atingiu o País e o Mundo neste arranque para a terceira década do século XXI continua a causar grandes restrições ao normal funcionamento das comunidades, que na Trofa vão voltar a ser sentidas naquela que é a maior festa da cidade: as celebrações em honra de Nossa Senhora das Dores.
A majestosa procissão dos andores, pela multidão que arrasta todos os anos, está fora de questão, assim como todo o programa profano, no qual se incluem os concertos musicais.
Até 15 de agosto, às 21 horas, cumpre-se o setenário em honra de Nossa Senhora das Dores, com missa campal na concha acústica. A paróquia informa que “estas celebrações terão a presença de vários sacerdotes, que farão a sua reflexão sobre cada uma das dores de Nossa Senhora”.
A 16 de agosto, dia em que se realizaria a grande procissão, é celebrada a eucaristia em honra de Nossa Senhora das Dores, também ao ar livre, às 11 horas. Está previsto que a missa conte com a presença do bispo do Porto, D. Manuel Linda. No fim da eucaristia, será feita a transladação da imagem de Nossa Senhora das Dores para a Capela.
No dia seguinte, pelas 8h30, realiza-se a eucaristia pelos benfeitores das festas de Nossa Senhora das Dores, e, a 18 de agosto, à mesma hora, é assinalado o encerramento das celebrações.
A comissão de festas apela à população que apoie através de donativos para pagar as despesas, que poderão ser entregues durante os dias da festa na Capela de Nossa Senhora das Dores.
Falecimentos
Falecimento de Aureliano de Castro Ferreira
Faleceu Aureliano de Castro Ferreira, com 56 anos, residente na rua da Serra, em Guidoes, casado com Clara Maria Torres da Costa Ferreira


Faleceu Aureliano de Castro Ferreira, com 56 anos, residente na rua da Serra, em Guidoes, casado com Clara Maria Torres da Costa Ferreira
Velório: Domingo dia 05/02, por volta 14:30 horas na Capela Mortuária de Guidões
Funeral: Segunda-feira dia 06/02 às 16:00 horas, na Igreja Matriz de Guidões
Cemitério: Guidões
Missa 7º Dia:
Sábado dia 11/02 às 19:15 horas, na Igreja Matriz de Guidões
Falecimentos
Falecimento de Arnaldina de Azevedo Carvalho
Faleceu, com 84 anos, Arnaldina de Azevedo Carvalho, viúva de António Oliveira de Matos e residente em Finzes.


Faleceu, com 84 anos, Arnaldina de Azevedo Carvalho, viúva de António Oliveira de Matos e residente em Finzes.
A missa de corpo presente será celebrada segunda-feira, dia 06 de fevereiro pelas 11:00 horas, na Igreja Nova, indo de seguida a sepultar em jazigo de família no cemitério de S. Martinho de Bougado – Trofa.
O corpo encontra-se depositado na Capela Funerária em velório, entre as 15:00 e as 20:00 horas de amanhã, domingo.
A missa de 7º dia será celebrada sexta-feira, dia 10 de fevereiro pelas 19:00 horas na Capela Nossa Senhora das Dores.
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição 782 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Colisão entre camião e autocarro em Alvarelhos
-
Trofa6 dias atrás
Falecimento de Henrique Jorge da Silva Guedes
-
Trofa6 dias atrás
Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa
-
Trofa5 dias atrás
Despiste em Alvarelhos provoca um ferido
-
Região2 semanas atrás
Multidão na pista de Guilhabreu para ver espetáculo de drift
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Carlos Manuel da Cunha Peixoto
-
Trofa2 semanas atrás
Carnaval regressa à Trofa e tem desfile na tarde de domingo