quant
Fique ligado

Edição 471

Festa de Nossa Senhora do Desterro atraiu multidão (c/video)

Avatar

Publicado

em

Entre os dias 24 e 27 de abril, o Souto de Bairros, em Santiago de Bougado, foi palco de mais uma festa em honra de Nossa Senhora do Desterro.

Uma multidão invadiu o Souto de Bairros, em Santiago de Bougado, na noite de sábado para ver e ouvir a banda Myllennium, que sucedeu ao terço e procissão de velas. Constituída por dez pessoas, a banda encantou os presentes com músicas bem conhecidas de todos, tendo até desafiado alguns populares e elementos da comissão de festas a dar um passinho de dança.

Este foi um dos momentos altos da festa em honra de Nossa Senhora do Desterro, que se realizou no Souto de Bairros entre os dias 24 e 27 de abril, por um grupo de jovens do lugar, que não queria ver as festas acabar. O programa começou na noite de quinta-feira, com a missa com sermão e a atução do grupo A Rapaziada, continuando no dia seguinte com jogos tradicionais e as atuações do Rancho das Lavradeiras da Trofa, do Grupo Tradições Infantis de Cidai, o Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado e da Banda Jovem.

As festas terminaram com a procissão em honra da Santa, que contou com a participação de todas as confrarias da paróquia de Santiago de Bougado, assim como dezenas de figurantes e do Agrupamento de Escuteiros da localidade.

À semelhança do ano passado, o recinto da festa foi palco de uma Feira da Saúde, que, este ano, contou com “cerca de 12 instituições envolvidas”, que proporcionaram vários rastreios, desde a hipertensão, diabetes, visual, auditivo, cancro de pele e oral”, osteoporose, saúde oral, podologia e risco cardiovascular.

O tesoureiro da comissão de festas, João Nogueira, declarou que “a festa correu bem, tirando os dois primeiros dias, onde choveu um bocadinho”, o que “não ajudou muito”. “O tempo não ajudou, estava bastante frio e durante a manhã ainda choveu. Mesmo à noite tinha um concerto da Banda Jovem e o tempo não foi favorável. Os dois restantes dias podemos dizer que foram bastante agradáveis, o tempo ajudou-nos, esteve do nosso lado, podendo fazer um balanço positivo”, acrescentou.

Relativamente à Feira da Saúde, João Nogueira referiu que “tem vindo a crescer”, tendo contado com “duas unidades móveis da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que fez dois rastreios, e o Instituto Português do Sangue, que fez uma colheita”. Nesse sentido, o tesoureiro garante que a feira foi “bastante positiva” e teve uma adesão de “muitas pessoas”.

A comissão agradeceu “às pessoas que colaboraram na organização, pois sem elas nada disto seria possível”, apelando “à juventude a voltar a pegar nas festas”. “A gente está cá sempre presente para ajudar no que for preciso. Este vai ser o nosso último ano, mas mesmo assim estamos todos dispostos a ajudar e a colaborar com todas as pessoas que queiram fazer a festa”, finalizou.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...