quant
Fique ligado

Trofa

“Equipa está reduzida, mas temos outros enfermeiros a fazer horas extra”, diz diretora do ACeS

Publicado

em

Ana Tato, diretora do Agrupamento dos Centro de Saúde (ACeS) Santo Tirso/Trofa, refutou a notícia que veio a público, pelo Porto Canal, sobre o serviço de enfermagem na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), que funciona no piso inferior do Centro de Saúde da Trofa. Contactada pelo NT, Ana Tato afirmou que era “mentira” existir apenas uma enfermeira ao serviço naquela unidade. “Dos cinco enfermeiros e não seis como noticiaram, está uma ao serviço e ainda está presente uma enfermeira a fazer integração e uma enfermeira-chefe, que está a fazer horário permanente. Além disso, estão enfermeiros das unidades de saúde da área da Trofa escalados em diferentes horários para estarem lá a fazer o máximo de horas possível”, afirmou.

Recorde-se que a notícia publicada pelo Porto Canal dava conta de que a UCSP da Trofa, que serve cerca de nove mil utentes, estava a funcionar apenas com uma enfermeira, causando atrasos no atendimento e marcação de consultas.

Ana Tato deu conta de que, “neste momento, quatro elementos da equipa (da UCSP) estão de atestado, por razões previsíveis” e que “o dia a dia do ACeS é colmatar as falhas que estão presentes em todas as unidades”. Neste caso, as falhas existentes obrigaram a uma reorganização do serviço, no sentido de “fazer a marcação das consultas” para as horas em que estão presentes os outros enfermeiros, em serviço extraordinário. “Eu não tenho um enfermeiro, nem um médico, nem um secretário clínico, que está sentado ou em casa à espera que um adoeça para vir. São os nossos enfermeiros que são em número suficiente para as dotações seguras de enfermagem que têm de fazer (horas) a mais”, sublinhou.

Para a diretora do ACeS não é compreensível a projeção pública que esta situação teve e acredita que “há um elemento que está a desestabilizar a UCSP da Trofa”. “Isto veio ao lume porque é uma UCSP, eu tenho três unidades em Santo Tirso com dois médicos cada uma em licença de maternidade e os outros médicos estão a fazer horas extraordinárias para cobrir as necessidades da lista de utentes dos outros e isto não foi noticiado nem para o bem nem para o mal”, assinalou.

Ana Tato adiantou ainda a direção da Ordem dos Enfermeiros, com quem reuniu “há 15 dias”, sabe de “toda a situação” e “não criou o mínimo problema”.

O Centro de Saúde da Trofa serve cerca de 21 mil utentes.

Continuar a ler...

Trofa

Colisão junto à Bial causa 5 feridos, dois deles em estado grave

Publicado

em

Por

Uma colisão no sentido norte/sul, ao quilómetro 9 da A3, junta da Bial, causou hoje 5 feridos, 2 em estado grave.

O acidente ocorreu cerca das 18h10m e para o socorro foram mobilizados 28 bombeiros dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, apoiados por 9 viaturas e pelas equipas da VMER e da SIV do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Os feridos foram todos transportados para o Hospital de S.João, no Porto.

A A3 esteve condicionada até cerca das 22h.

Continuar a ler...

Trofa

Mais de 170 estabelecimentos aderiram ao sorteio de Natal da Junta do Coronado

Publicado

em

Por

Na totalidade foram distribuídos cerca de 20.000 cupões, por 172 estabelecimentos aderentes no sorteio de Natal da Junta de Freguesia do Coronado.

Ao fazer compras no comércio tradicional, a população estava habilitada a 350 euros em compras, divididos por cinco prémios.

O sorteio foi realizado e os cinco contemplados vão ser contactados telefonicamente.

O executivo da Junta de Freguesia agradece a todos que colaboraram para o crescimento do comércio local da Vila.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também