Autárquicas 2025
Entrevista a Teresa Fernandes – Candidata da coligação Trofa em Primeiro (PS/PAN/Livre) à União de Freguesias do Coronado (S. Romão e S. Mamede)
Entrevista a Teresa Fernandes – Candidata da coligação Trofa em Primeiro (PS/PAN/Livre) à União de Freguesias do Coronado (S. Romão e S. Mamede)

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
Esta candidatura definiu três prioridades: reforçar a limpeza e embelezamento de todas as ruas e espaços públicos. Exigimos a presença do “limpinho”, reivindicaremos junto da CM Trofa intervenções urgentes e continuaremos a investir na educação e apoio aos seniores.
Apostaremos na melhoria da comunicação entre Junta e cidadãos com recurso a boletim informativo e modernizando do site, apostando em formatos digitais para participação e acompanhamento de ocorrências.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Apresentamos 45 propostas concretas, realistas, mas também ambiciosas. Exigimos apoio do Município para elaboração de estudos de reorganização do trânsito, para a melhoria do Largo da Feira Nova, após auscultação da população, requalificação do Largo de Vilar de Lila, com construção de um parque infantil, e requalificação a Quinta de S. Romão, requalificação dos lavadouros. Solicitaremos o aumento da vigilância por parte da Polícia Municipal e a criação da Unidade de Proteção Civil.
Vamos reforçar a comunicação entre cidadãos e Junta de Freguesia, na realização de sessões públicas de esclarecimento e de prestação de contas, e desenvolveremos o Orçamento Participativo Jovem e o Conselho Consultivo. Realizaremos visitas frequentes aos lugares da freguesia, ouvindo e partilhando. Apostaremos na formação, dinamização da Universidade Sénior e em políticas de incentivo ao comércio local, às associações e coletividades. Criaremos um Balcão de Apoio ao Investidor e um Balcão de Apoio ao Turismo. Continuaremos a desenvolver projetos de elevado interesse, como “Passeio Anual Sénior”, “Coronado Colour Family”, “Coronado em Férias”, “Bebé Coronado” e “Natal sobre rodas”.
Criar o Banco de Voluntariado e trabalhar em articulação constante com a comunidade educativa, com a rede social de apoio e com todas e todos.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal a desenvolver no território da freguesia?
A Câmara, durante 12 anos, discriminou, prejudicou e privou a Vila do Coronado de muito investimento. Reivindicaremos junto do Executivo Municipal investimento, coordenação, diálogo e respeito.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
As associações e coletividades são peças fundamentais para a vida cívica. Vamos ouvir, regulamentar os apoios, assegurar a proximidade e apoio às suas iniciativas. Temos de trabalhar em conjunto e sermos criativos apoiando as associações em novos projetos e dinâmicas.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o NT está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho da Trofa, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
A publicação das entrevistas diárias segue a ordem alfabética da designação das freguesias e a ordem do boletim de voto, sorteada no Tribunal de Santo Tirso.