Autárquicas 2025
Entrevista a Sónia Maia – Candidata da coligação Unidos Pela Trofa (PSD/CDS-PP) a Alvarelhos
Entrevista a Sónia Maia – Candidata da coligação Unidos Pela Trofa (PSD/CDS-PP) a Alvarelhos

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
Os primeiros passos da nossa equipa serão dados com foco na inclusão e melhoria das infraestruturas. Primeiramente, através do alargamento de serviços de apoio à população, com gabinetes de apoio psicológico, jurídico e outros, em horários pós-laboral. Vamos também requalificar várias ruas, com pavimentação, colocação de águas pluviais e passeios, garantindo mais segurança. Iremos ainda construir sepulturas e ossários, preservando a memória e dignidade dos nossos entes queridos. A par destas medidas, queremos abrir um Centro de Apoio Cultural, que envolva jovens, seniores e associações, criando um espaço de encontro e dinamismo.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Queremos trabalhar para que Alvarelhos seja elevada à categoria de Vila, porque acreditamos que a nossa história e potencial merecem esse reconhecimento. Outra prioridade é a aposta na valorização ambiental, com a limpeza do Regato e das suas margens, reabilitação de fontanários, rotundas e jardins, e negociação com privados para transformar o tanque Erado numa zona de lazer.
Vamos negociar dois postos de carregamento para veículos e dinamizar o turismo rural e histórico, com destaque para o Castro. A prevenção é uma prioridade, com limpeza de terrenos. Promoveremos reuniões regulares com a população, uma revista local e um painel informativo digital e atividades para todas as idades.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
A concretização da nossa visão para Alvarelhos exige colaboração com a Câmara, com prioridade na melhoria das infraestruturas, mobilidade e equipamentos. Negociar a aquisição da casa dos Vieiras para criar um espaço museológico da Estação Arqueológica do Castro de Alvarelhos, potenciando a Cultura não só em Alvarelhos, como no concelho inteiro. Na mobilidade, propomos alternativas entre a Rua D. Dinis e a Rua Santa Isabel, a reorganização do trânsito com ligação entre a Rua do Cruzeiro e a Rua 25 de Abril, prolongando pela Rua Vila Chã até à Rua Santa Maria. É também fundamental investir no terreno do pavilhão desportivo e na sua envolvente.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
As coletividades e associações são pilares essenciais para a vida da Freguesia. Pretendemos apoiar com meios logísticos, institucionais e financeiros sempre que possível, mas sobretudo valorizando o seu papel fundamental e promovendo parcerias que lhes deem visibilidade. Quando fortalecemos as associações, fortalecemos a Freguesia e unimos as pessoas.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o NT está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho da Trofa, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
A publicação das entrevistas diárias segue a ordem alfabética da designação das freguesias e a ordem do boletim de voto, sorteada no Tribunal de Santo Tirso.