Autárquicas 2025
Entrevista a Pedro Rebelo – Candidato da Iniciativa Liberal à União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago)
Entrevista a Pedro Rebelo – Candidato da Iniciativa Liberal à União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago)

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
Vamos mudar a forma como a Junta se relaciona com os cidadãos, criando um site moderno e redes informativas, garantindo atendimento em horário alargado e mais transparência. Queremos os bougadenses a participar ativamente nas decisões e iremos divulgar amplamente as assembleias.
Em segundo lugar, reforçaremos a limpeza urbana, requalificaremos ruas e passeios e aumentaremos os espaços verdes e parques infantis, criando uma freguesia mais agradável e sustentável.
Por fim, fortaleceremos os eventos comunitários, promovendo atividades desportivas gratuitas e abertas a todas as idades, incentivando o convívio e reforçando o associativismo local.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Daremos prioridade à educação e juventude: bolsas de mérito, atividades extracurriculares e espaços de estudo com internet e computadores. Na cultura, dinamizaremos festas populares, recriaremos tradições e apoiaremos as nossas associações. No apoio social, vamos criar programas para idosos isolados, transporte solidário, banco de medicamentos e equipamentos, além de rastreios de saúde em parceria com instituições locais. No desenvolvimento económico, apostaremos em feiras e mercados, no incentivo ao comércio local e em projetos de turismo cultural que valorizem Bougado e a Trofa.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal da Trofa a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
A Câmara deve garantir mais habitação acessível em Bougado, fixando jovens e famílias na freguesia. Terá de apoiar também o comércio local, estimular novas oportunidades de emprego e reforçar as políticas educativas das creches aos mais velhos. Deve valorizar os jovens, a cultura e o património histórico existente no concelho, com eventos e a criação do museu da identidade trofense. Importa ainda proteger o Rio Ave e o património natural, ao mesmo tempo que se melhoram as condições de mobilidade suave e se aposta em mais desporto para todos.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
As coletividades são a alma da freguesia. Pretendemos uma relação próxima com todas, ouvindo necessidades e criando condições para o seu crescimento. Facilitaremos o acesso a apoios e a utilização de espaços, fomentando parcerias com escolas e comunidade. Além disso, lançaremos um calendário anual de eventos culturais, desportivos e sociais, garantindo meios, visibilidade e reconhecimento ao trabalho que já fazem e valorizando ainda mais o papel que têm na identidade da nossa freguesia.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o NT está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho da Trofa, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
A publicação das entrevistas diárias segue a ordem alfabética da designação das freguesias e a ordem do boletim de voto, sorteada no Tribunal de Santo Tirso.