Autárquicas 2025
Entrevista a Maria Inês Campos – Candidata do Chega ao Muro
Entrevista a Maria Inês Campos – Candidata do Chega ao Muro

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
Se for eleita, os meus três primeiros projetos são muito claros: em primeiro lugar e uma das grandes bandeiras é a luta pela chegada do Metro à Trofa, promessa adiada há mais de 20 anos e que continua a condicionar a nossa freguesia; em segundo lugar a requalificação dos espaços públicos do Muro, com ruas, passeios e jardins mais acessíveis e seguros. E em terceiro lugar, quero implementar um plano de proximidade na Junta, com serviços digitais simples, horários mais acessíveis e um atendimento mais próximo, rápido e transparente.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
O meu programa assenta sobretudo nas pessoas. Na saúde, quero garantir que um médico ou enfermeiro se desloque à Junta uma vez por mês e criar um Gabinete Sénior para ajudar os mais velhos em receitas, consultas e serviços online. Na juventude, pretendo lançar programas de voluntariado e bolsas de apoio para que nenhuma família fique impedida de inscrever os filhos no desporto ou na cultura. No desporto, quero diversificar modalidades, além de promover o Dia do Desporto no Muro, reunindo todas as gerações, reforçando o apoio às nossas associações e clubes, como a Juventude do Muro, que são o coração da vida comunitária e desportiva da freguesia. Também não esqueço o ambiente, com mais limpeza, arborização e educação ambiental, nem a cultura, valorizando tradições, festas e património.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal da Trofa a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
A Câmara tem de olhar para o Muro com a atenção que merece. É urgente investir na requalificação das estradas, passeios e iluminação, garantindo mais segurança e mobilidade. Também defendo mais incentivos à habitação jovem e ao emprego local, para fixar as novas gerações na nossa terra. Outra prioridade é dar maior visibilidade cultural e desportiva ao Muro, integrando a freguesia nos grandes eventos do concelho. E, naturalmente, a Câmara tem de ser firme na exigência da extensão do Metro do Porto até à Trofa. Esta obra é fundamental para o desenvolvimento económico, para a mobilidade e para o futuro da nossa freguesia.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o NT está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho da Trofa, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
A publicação das entrevistas diárias segue a ordem alfabética da designação das freguesias e a ordem do boletim de voto, sorteada no Tribunal de Santo Tirso.