Autárquicas 2025
Entrevista a Jorge Campos – Candidato da coligação Unidos pela Trofa (PSD/CDS-PP) à União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago)
Entrevista a Jorge Campos – Candidato da coligação Unidos pela Trofa (PSD/CDS-PP) à União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago)

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
Há uma questão central nesta campanha e para a qual todas as forças políticas, que se candidatam à Junta de freguesia da União de Freguesias de Bougado, têm de ser muito claras. A coligação Unidos pela Trofa é a favor da desagregação das duas Freguesias de Bougado, porque entendemos que as duas Freguesias ficam a ganhar, com um executivo de Junta mais próximo, mais conhecedor e mais ágil na resposta. Tudo faremos para desagregar Santiago e São Martinho de Bougado, assumindo, desde já, o compromisso de que o primeiro ato do executivo que iremos liderar, será a realização de uma reunião com o Movimento por Santiago.
Queremos também pavimentar e requalificar todas as ruas da Freguesia que não possuam piso condigno e cuidar de todo o espaço público, cuja gestão pertence à Junta de Freguesia.
Em terceiro, destaco a importância de promover a vivência em comunidade, assumindo o papel fundamental de parceira com todas as Associações da nossa Freguesia, promovendo iniciativas conjuntas que contemplem as diversas áreas, cultural, desportiva e de apoio social, tão necessárias para a recuperação do vital sentido de pertença de todos os habitantes da União de Freguesias de Bougado.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
O nosso manifesto assenta em quatro eixos concretos: Mobilidade e Infraestruturas; Economia e Cultura, com a dinamização do comércio local, a requalificação do Mercado Feira da Trofa, e a promoção do Caminho de Santiago com albergue e eventos; Ambiente e Qualidade de Vida, com a criação de trilhos pedestres e mais limpeza e iluminação; e Governação de Proximidade, através da modernização dos serviços da Junta, com transparência e priorização do impacto social e da sustentabilidade.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal da Trofa a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
A Câmara deve priorizar os grandes investimentos estruturais: a extensão da variante à EN14 até ao nó da A3, o estudo de uma terceira travessia sobre o Rio Ave, a Requalificação do Souto da Lagoa, a Pavimentação, na Maganha, da ligação rodoviária entra Rua das Valinhas e o Sanguinhal, sem esquecer a determinação na construção da linha do Metro até ao centro da cidade da Trofa. São obras fundamentais para o futuro de Bougado e de todo o concelho.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
As coletividades são a alma da nossa freguesia. Serão parceiras da Junta de Freguesia e pretendemos reforçar o nosso apoio financeiro, logístico e institucional. Quanto mais forte e capaz for o nosso movimento associativo, mais forte e preparada será a nossa Freguesia.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o NT está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho da Trofa, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
A publicação das entrevistas diárias segue a ordem alfabética da designação das freguesias e a ordem do boletim de voto, sorteada no Tribunal de Santo Tirso.