Autárquicas 2025
Entrevista a João Farpa – Candidato da CDU à União de Freguesias do Coronado (S. Romão e S. Mamede)
Entrevista a João Farpa – Candidato da CDU à União de Freguesias do Coronado (S. Romão e S. Mamede)

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
Os Coronados têm sido constantemente esquecidos, pelos vários executivos, ao longo dos anos. Desde há 4 anos a esta parte muito pouco foi feito na freguesia. Há muito para fazer e por isso também a CDU concorre a estas eleições para ser uma verdadeira força na Assembleia de Freguesia. É necessário a criação de espaços para o convívio e lazer. A implementação de um parque infantil em S. Mamede é uma necessidade há muito pedida pelos seus habitantes. É urgente a requalificação do espaço da Quinta de S. Romão, um espaço como aquele não pode estar ao abandono e tem de servir toda a população da freguesia. Um problema que se tem arrastado ao longo dos anos é a falta de passeios, um pouco por toda a freguesia, e, quando os há estão danificados. É inaceitável que os fontanários existentes estejam abandonados e degradados. O que defendemos é que estes sejam recuperados e mantidos ativos para o usufruto de todos os que assim pretendam.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Uma vila com esta dimensão populacional e com vários recursos deve ser mais bem aproveitada. É necessário tornar a freguesia mais verde e sustentável. Defendemos que sejam efetivadas hortas comunitárias e a plantação de árvores de fruto em vários pontos da freguesia. Uma vila como o Coronado não se pode sujeitar a ser somente um “dormitório”. Defendemos há vários anos a implementação de um centro cultural e artístico. Com os nossos santeiros, músicos, artistas plásticos, escritores, não nos parece coerente que não haja um local para que estas pessoas possam apresentar os seus trabalhos a todos os que queiram visitar.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal a desenvolver no território da freguesia?
A CDU precisa de ter uma maior força não só nos Coronados, mas também na Câmara e na Assembleia Municipal. Só com essa força podemos ter uma redução real no IMI e na fatura da água. É necessário que a Câmara invista no desporto na freguesia, criando uma agenda desportiva anual. Não se incentiva ao desporto, colocando somente uma ciclovia sem incentivar que a mesma seja utilizada.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
As coletividades presentes na nossa freguesia têm um importante papel, quer na divulgação da nossa cultura, quer na dinamização da vila. Para isso precisam de um verdadeiro apoio e esse deve passar por lhes dar as condições necessárias para as suas atividades e fomentar que estas tenham ao longo de todo ano uma atividade constante e não somente em alguns meses do ano.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o NT está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho da Trofa, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
A publicação das entrevistas diárias segue a ordem alfabética da designação das freguesias e a ordem do boletim de voto, sorteada no Tribunal de Santo Tirso.