Fique ligado

Autárquicas 2025

Entrevista a Gianluca Bentivegna – Candidato do Chega à União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago)

Entrevista a Gianluca Bentivegna – Candidato do Chega à União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago)

Avatar

Publicado

em

Quais os 3 primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
O projeto “Bougado – Amanhã Nasce Hoje” capacita cidadãos e associações a serem padrinhos da sustentabilidade. Usando uma aplicação, poderão reportar problemas ambientais e sociais (lixo, buracos, avarias, etc.) agilizando a resposta da junta de freguesia. Os apadrinhamentos mais eficientes serão recompensados com diversos apoios. Em complemento, teremos o reforço da iluminação e a instalação de videovigilância. Paralelamente, será assegurado um controlo rigoroso e documental na atribuição de atestados de residência, acompanhado de ações de fiscalização, reduzindo a possibilidade de ocorrência de ilegalidades. “Bougado Sénior” será um programa focado no bem-estar e na segurança dos idosos. Oferecerá sessões de literacia financeira, segurança e saúde, e criará uma rede de profissionais qualificados para a entrega de medicação e outros apoios.

Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
O nosso plano foca-se na dinamização comunitária e na qualidade de vida. Teremos mais pontos de recolha de lixo na freguesia, incluindo no recinto da feira, o que poderá reduzir as rendas e reerguer a cultura feirante. Para as crianças, haverá espaços e atividades extracurriculares promotoras do desenvolvimento de competências sociais. Os seniores beneficiarão do projeto “P’ra Cá e P’ra Lá” com a realização de atividade física e mental regular, e da “Rota Sénior”, com transporte para o Centro de Saúde, Feira Semanal e outros eventos, combatendo o sedentarismo e a solidão. Serão ainda promovidas ações de adoção de animais e combate ao abandono. Por fim, será garantida a manutenção e requalificação regular das nossas infraestruturas.

Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal da Trofa do território da freguesia a que se candidata?
A Câmara Municipal deve garantir de forma, inequívoca, o apoio que prestará à Junta de Freguesia para que haja transparência máxima para com os bougadenses. Além disso, deverá promover e incentivar uma maior independência do executivo da junta para determinadas ações. Na Trofa a burocracia constrói mais muros do que casas. É fundamental e urgente (para ontem), a desburocratização dos processos de construção de habitação.

De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
Os apoios financeiros a algumas coletividades e associações locais já existem. Porém, considero que de forma injusta e desproporcional. Defendo um apoio adequado ao grau de participação ativa e contribuição na sociedade – o esforço e o mérito devem ser recompensados.

Publicidade

—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o NT está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho da Trofa, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.

A publicação das entrevistas diárias segue a ordem alfabética da designação das freguesias e a ordem do boletim de voto, sorteada no Tribunal de Santo Tirso.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Publicidade

          Comer sem sair de casa? clique aqui

Farmácia de serviço

arquivo