quant
Fique ligado

Edição 611

Enfermeiro ao domicílio: três anos a cuidar dos trofenses

Avatar

Publicado

em

Há três anos a trabalhar para os trofenses, Paulo Martins é um dos exemplos de que a persistência e o amor à profissão podem dar saúde à população. O enfermeiro que vai a casa dos utentes, disponibiliza um variado leque de serviços a preços ajustados às famílias da região.

O projeto nasceu há três anos e desde então tem-se revelado um sucesso. Paulo Martins é enfermeiro ao domicílio e está ao dispor dos utentes, de segunda a domingo, a qualquer hora. Com preços de tabela ajustados à realidade económico-financeira das famílias da região, o profissional de saúde, que cumpriu formação académica na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a especialidade em Enfermagem de Reabilitação na Universidade do Minho, dá possibilidade a que os utentes não tenham de se deslocar e nem esperar numa unidade de saúde para ter acesso a serviços e procedimentos de enfermagem. Assim, no conforto do lar e sem se preocupar com as condições meteorológicas, os utentes podem ter um enfermeiro à disposição para a realização de vários procedimentos como administração de injetáveis, tratamento a feridas cirúrgicas/traumáticas, recolha de sangue para análise, prestação de cuidados de higiene, entubação nasogástrica, aspiração de secreções, algaliação, avaliação da tensão arterial, pesquisa de glicemia capilar (diabetes) e avaliação do pé diabético, colocação de soros, entre outros.
Paulo Martins disponibiliza ainda acompanhamento a consultas em hospitais ou centros de saúde. Com este serviço bastante completo e pouco visto na região, Paulo Martins acompanha os doentes à instituição de saúde, aguarda pela consulta, esclarece todas as dúvidas com o médico e, posteriormente, transmite todas as informações ao familiar cuidador do utente.
A última novidade no leque de serviços disponibilizados por Paulo Martins foi a Enfermagem de Reabilitação, através da qual, após avaliação inicial, o enfermeiro promove a autonomia de pessoas que por qualquer motivo patológico (Acidente Vascular Cerebral, Alzheimer, Parkinson, problemas cardíacos e respiratórios) ou cirúrgico (prótese da anca, joelho ou cinesiterapia respiratória) ficaram com incapacidades físicas.

Projeto já ultrapassou fronteiras
Com três anos de projeto cumprido, Paulo Martins revela que o balanço “é bastante positivo”. “O início do projeto foi bastante difícil, assim como qualquer um, no entanto tive pessoas que acreditaram e apoiaram o meu projeto para servir a Trofa e os trofenses. Não posso deixar de agradecer publicamente às seguintes pessoas/entidades: Sr. Jaime (Trifitrofa), D. Laura (Noivíssima), Ana Rita Cruz (Markitó), Pedro Vilas Boas (Halcon Viagens da Trofa), Sílvia (Flash), Sr. Carlos Dias (Graficarfil), Sr. Manuel Borges (Fidelidade Seguros), AltF4 Papelaria, Tiago Lopes, (Ólho Gil – Designer Gráfico), Sr. Rui Cunha – ACLAVE, Armazéns Tecidos Carriços, O Notícias da Trofa e IziProject”, revelou em declarações ao NT.
O projeto foi tão bem aceite que já galgou fronteiras. No último ano, Paulo Martins tem sido solicitado nos concelhos de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso.

Educar para a saúde
A hipertensão arterial, a diabetes, o colesterol elevado e a obesidade são os principais problemas de saúde identificados na população trofense. Além disso, explicou o enfermeiro, existe já “um número significativo de pessoas que sofreram acidentes vasculares cerebrais”. Em todos estes problemas, Paulo Martins faz ensinos à saúde, transmitindo informações úteis sobre alimentação, exercício físico, entre outros cuidados. “Optar por uma alimentação saudável, não saltar refeições, realizar exercício físico (caminhadas, natação, corrida, bicicleta), pesar diariamente para saber do aumento ou diminuição de peso, dormir bem, ingerir entre um litro e meio a dois litros de água por dia e avaliar a tensão arterial regularmente” são alguns dos conselhos que o enfermeiro transmite.

 

Paulo Martins

Enfermeiro ao domicílio

Telemóvel: 916 499 944

Email: paulomartinsenfermeiro@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/paulomartins.enfermeiro
Site: paulomartinstrofa.wixsite.com/enfermeiro-domicilio

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...