quant
Fique ligado

Edição 771

Edu Fernandes: do CD Trofense para o SL Benfica

O jovem trofense Eduardo Fernandes é um dos jogadores em ascensão na cantera do Benfica.

Avatar

Publicado

em

O jovem trofense Eduardo Fernandes é um dos jogadores em ascensão na cantera do Benfica.

Ainda é muito jovem, mas já soma muitos anos com a bola nos pés. Eduardo Fernandes, 15 anos, é da Trofa e um dos mais promissores jogadores portugueses de futebol da atualidade. Foi no Clube Desportivo Trofense que deu “os primeiros pontapés” na redonda, a “ver os jogos do pai”. “Disse-lhe que também queria começar a jogar e ele pôs-me no clube. Nesse momento senti que queria isto para a minha vida”, revelou o jovem numa entrevista concedida ao NT e à TrofaTv, num dia de férias, em meados de julho.
O sonho prosseguiu no Vitória de Guimarães por três anos e agora no SL Benfica, o clube que decidiu escolher de entre “três clubes” que viram em Edu um diamante a lapidar. Mas desengane-se quem pensa que o caminho a partir daqui foi facilitado. Com 12 anos, Eduardo viu-se sozinho, em Lisboa, sem o conforto de ter a família por perto.
Com um nó na garganta, o jovem admitiu que os primeiros tempos “foram muito difíceis”, não pelo rigor dos treinos ou pela adaptação à nova escola, mas pela distância a que estavam os pais e o irmão. “De duas em duas semanas, eles iam a Lisboa visitar-me. Tivemos de nos habituar”.
O dia a dia é passado entre as aulas, numa escola pública, e os treinos, no Campus do Benfica, lugar onde Eduardo é, realmente, feliz, apesar da exigência que um clube como o das águias impõe. Esta temporada, deu nas vistas, com 16 golos em 29 jogos realizados no campeonato nacional de sub-15. Nos quatro últimos jogos da fase final – que acabou com o Sporting campeão – marcou cinco golos, frente ao FC Porto, SC Braga, Vitória de Guimarães e Académica.
O talento demonstrado também já o catapultou para a seleção de Portugal. Quando foi chamado pela primeira vez para representar as quinas, revela, ficou “mesmo feliz” e no primeiro jogo oficial conseguiu a proeza de ser “o primeiro jogador desta nova geração a fazer golo”. Foi frente à Finlândia, no Torneio das Nações.
Extremo de posição, Eduardo Fernandes sabe que entre as qualidades que o distinguem dentro das quatro linhas estão “a capacidade de ganhar no um para um, o drible e a tomada de decisão, tanto no cruzamento como no remate”.
Ao futebol agradece a felicidade que vive e aos clubes por onde passou a oportunidade de ter “evoluído muito como jogador e como pessoa”. “Quero mostrar o meu reconhecimento não só ao Benfica, como também ao Vitória e ao Trofense, porque sem a aprendizagem nestes clubes, nunca teria chegado onde cheguei”, admitiu.
O futuro quer-se, naturalmente, risonho, e se passar por Inglaterra, ainda melhor. Porque é “o melhor campeonato”, argumenta o jovem, que se vê “com 20 e poucos anos” a representar qualquer um dos emblemas britânicos, especialmente “o Manchester City”.
Apesar da tenra idade, Edu dá provas de grande maturidade ao reconhecer “os sacrifícios” feitos pela família para que o sonho de se tornar jogador profissional se torne realidade. “Espero, um dia, poder recompensá-los”, vaticinou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...