quant
Fique ligado

Edição 570

Dia de formação e orientação espiritual reúne jovens no Muro

Avatar

Publicado

em

O Gio2Day juntou jovens no Muro para um dia “cheio de formação, convívio e muita alegria”. Atividade religiosa visa crescimento cultural e espiritual

Foi pensado para “ser um encontro de formação e orientação destinado a todos os jovens”, promovendo “a evangelização e a cultura”. Esta é a definição do Gio2Day, cuja 5.ª edição se realizou na freguesia do Muro. O evento, organizado pelo movimento GioFrater – Juventude Franciscana Missionária de Nossa Senhora, contou com o apoio da Juventude Sem Fronteiras do Muro (JSF).
E num contexto religioso, este foi um encontro que conciliou o convívio e partilha de experiências. O objetivo do grupo murense foi “acolher o máximo de jovens” durante um dia de formação, privilegiando “o convívio” e ajudando “na preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam em julho, em Cracóvia (Polónia)”, explicou o 1.º animador da JSF, Paulo Sousa.
Já para Alexandra Freitas, 2.ª animadora do grupo, “realizar um Gio2day na paróquia do Muro significa mobilizar mais pessoas para a nossa causa e atrair mais jovens para conseguir espalhar a palavra de Deus”.
O Gio2Day foi preenchido por vários workshops que tiveram vários temas, desde a reciclagem, dança, primeiros-socorros até à fotografia, passando por momentos de reflexão. E um dos momentos altos foi a eucaristia que marcou o início da iniciativa.
Ana Paula, assistente espiritual do Giofrater, explicou que as atividades do Gio2Day “ajudam a encontrar o sentido da vida”. “Para os jovens de hoje é muito importante, porque a nossa sociedade apresenta a vida como sem sentido, sem esperança e sem novas e diferentes oportunidades de viver. Ao mesmo tempo, os valores que eles vão apreendendo e compreendendo vão ajudar a transformar a nossa sociedade”, frisou.
Estes momentos são importantes para os jovens cristãos “crescerem espiritualmente”: “Para estes jovens cristãos que vão caminhando na sua fé, vão desvalorizando aquilo que é material e as vivências de fachada e vão percebendo que a vida é muito mais do que isso. Claro que na sociedade em que vivemos, isto é um cenário contracorrente, mas é a em busca de algo diferente, que traz felicidade e um jeito de estar positivo que ajuda a todos”.
Esta iniciativa marca também duas décadas de existência da Juventude Sem Fronteiras do Muro, data que, para Alexandra Freiras, “significa muito”. “Aprendemos muito uns com os outros, fazemos coisas diferentes e conseguimos conjugar tudo mesmo assim. É uma aprendizagem contínua e tentarmos, a cada dia, superar-nos cada vez mais”, atestou.
A atividade terminou com um café-concerto, no Salão Paroquial do Muro.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...