Trofa
Cumprem-se 75 anos do lançamento da 1.ª pedra da Capela de S. Gens
Esta quarta-feira, 21 de maio, assinalam-se 75 anos da bênção da primeira pedra da Capela de S. Gens.

Esta quarta-feira, 21 de maio, assinalam-se 75 anos da bênção da primeira pedra da Capela de S. Gens.
De acordo com o entusiasta da história, António Costa, há “relatos” sobre antepassados que durante décadas atestavam que, em Cidai, havia um monte com um nicho com a imagem de S. Gens. “Leira de mato no outeiro de S. Gens, confrontando de nascente com terras de moradores do lugar de Cidai e de Poente com terras de moradores do lugar de Alvarelhos”, refere um contrato de prazo do ano de 1717.
O fundador da Obra de S. Gens
O Professor Doutor Sebastião Cruz nasceu em 8 de dezembro de 1918, no lugar de Cidai, Santiago de Bougado. Filho de Manuel Caetano da Silva Cruz (o “Manuel Ramadeiro”) e de Delfina Moreira da Costa, o pequeno Sebastião “foi encaminhado” para o Seminário Menor de Braga, aos 11 anos de idade.
Foi ordenado presbítero, em Braga, no ano de 1941 e cedo começou a desempenhar funções de responsabilidade na cidade dos Arcebispos.
Frequentou, com mérito, em Espanha, a Pontifícia Universidade de Salamanca, onde se doutorou em Direito Canónico. Concluiu, também em Coimbra, a licenciatura em Direito, no ano de 1962, com a nota (“máxima”) de 18 valores, tendo sido logo convidado para integrar o Corpo Docente da Faculdade.
Lecionou, igualmente, a cadeira de Direito na Universidade Católica Portuguesa. Em 13 de novembro de 1966, concluiu, com distinção, o doutoramento em Direito Romano. Foi professor de História do Direito Privado e Direito Concordatário Português.
Em 1978, o Doutor Sebastião Cruz prestou provas, com mérito, para Professor Catedrático da Universidade de Coimbra. Exerceu cargos de Juiz dos Tribunais Eclesiásticos de Braga e Coimbra. Foi vice-presidente da Santa Casa de Misericórdia de Braga. Publicou várias obras nos domínios do Direito Romano e História do Direito.
Faleceu em 1996.
Em 8 de dezembro de 1988, a Comissão de São Gens homenageou o Professor Doutor Sebastião Cruz, mandando construir um busto e colocando-o em frente da capela-monumento de S. Gens.