quant
Fique ligado

Edição 780

Cruz Vermelha e alunos da Escola Secundária vencem Orçamento Participativo Jovem

A Biblioteca Humana da Trofa, da Cruz Vermelha, e “Inova com a tecnologia”, para aquisição de computadores e projetores para a Escola Secundária, foram os projetos vencedores da edição deste ano do Orçamento Participativo Jovem.

Avatar

Publicado

em

A Biblioteca Humana da Trofa, da Cruz Vermelha, e “Inova com a tecnologia”, para aquisição de computadores e projetores para a Escola Secundária, foram os projetos vencedores da edição deste ano do Orçamento Participativo Jovem.

Pode ser difícil entender a aplicabilidade de 20 mil euros num projeto que “não é palpável”, mas segundo a delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa o prémio arrecadado no Orçamento Participativo Jovem (OPJ) vai ajudar a tornar o projeto da instituição num “projeto de todas as instituições, empresas e escolas do concelho”.
Segundo Tânia Quintas, uma das proponentes do projeto “Biblioteca Humana da Trofa”, trata-se de criar “uma biblioteca que, em vez de livros, tem pessoas para se conhecer”. “A ideia é que possamos escolher uma pessoa, sentarmo-nos frente a ela e ouvir a sua história. Na Cruz Vermelha, muitas vezes, temos de parar o nosso trabalho para ouvir alguém. Podemos pensar que é só uma história, mas esse ‘só’ faz toda a diferença na vida daquela pessoa”, explicou.
E já que se tem falado “tanto” em “saúde mental”, a jovem espera que a ação comunitária não se fique apenas “pela partilha de vídeos publicitários inspiradores” e se concretize em ações como a Biblioteca Humana, uma ideia que nasceu em 2000, na Dinamarca, e que será materializada através da criação de um espaço, na Rua Conde S. Bento, que estará aberto dois dias por semana. “Era importante que todos partilhássemos projetos na Trofa e este é um projeto para partilhar e reproduzir”, concluiu.
A proposta foi a mais votada entre as três propostas de âmbito de concelhio, seguida do projeto de um grupo de formandos do CENFIM, que pretendia equipar aquele centro de impressoras 3D, e da horta terapêutica apresentada por técnicas do Centro Social e Paroquial de S. Mamede do Coronado.
Já no âmbito escolar, o projeto vencedor foi apresentado por jovens estudantes da Escola Secundária da Trofa, que terão 7500 euros para dotar salas de aula de computadores e projetores. Participaram ainda alunos da Escola Básica 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, que apresentaram um projeto para aquisição de material para educação física, exatamente o que queriam também os encarregados de educação de alunos da Escola Básica da Esprela, apostados em melhorar aquele estabelecimento de ensino com equipamento desportivo, uma vez que o existente é insuficiente e está muito desgastado.
A Escola Básica 2/3 do Castro, com a proposta “Laboratório Digital”, pretendia transformar uma sala num espaço capacitado para o desenvolvimento de projetos tecnológicos, alguns relacionados com a robótica.
Já os encarregados de educação da Escola Básica de Giesta apresentaram um projeto para requalificar a biblioteca, com a aquisição de livros, computadores, jogos didáticos e mobiliário.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...