quant
Fique ligado

Edição 639

Crónica: São Gens e sua Capela…Uma história de séculos?

Avatar

Publicado

em

Continuação…

 

A partir desta data hisórica, inicia-se agora o processo da implementação da nova capela no alto do Monte de S. Gens: Peditórios, subscreições, trabalhos de abertura de vias de acesso ao alto do monte, muitos sacrifícios, algumas desinteligências pelo meio e desuniões que procuraram desanimar os memmbros da comissão mas eles e o povo devoto do santo “comediante” não viraram a cara às dificuldades e foram em frente.
Em 21 de Maio de 1950 foi solenemente benzida a primeira pedra da capela-monumento, perante centenas de pessoas. As obras de pedreiro foram iniciadas logo a seguir e as estradas (três) também começaram a ser rasgadas: Uma do centro de Cidai até ao Facho, outra da actual E.N.14 e que liga o lugar da Serra(Muro) e de Alvarelhos ao Facho e a terceira que liga a aldeia da Maganha ao alto da montanha.
Durante cerca de três anos, desde o lançamento da iniciativa até à conclusão da construção da capelinha, um pequeno grupo de bougadenses, encorajado por outros seus conterrâneos, de vários benfeitores tanto da terra como de outras freguesias vizinhas,e com a ajuda, apoio e determinação do presidente da Comissão de S. Gens, conseguiu transformar um local inóspito e repleto de rochas e arbustos num pequeno mas belo santuário.
Chegou finalmente o dia aprazado para a grande festa dos bougadenses e fervorosos devotos de S. Gens de Cidai. Cerca das 9, 30 horas da manhã do dia 23 de Setembro de 1951 uma grande multidão iria acompanhar o andor do Glorioso mártir S.Gens na sua viagem desde a Igreja Matriz de Bougado rumo ao monte que lhe deu o nome. Milhares de pessoas subiram ao alto da montanha para assistir à solene cerimónia da inauguração e bênção da nova capela, sob a presidência do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, e na presença do Bispo residente do Porto D. Agostinho de Jesus. Além de muito povo devoto, estiveram presentes várias entidades oficiais representando as freguesias circunvizinhas e vários concelhos dos distritos de Braga e Porto, altas individualidades religiosas, civis e militares.
A partir do ano de 1951 até hoje, no primeiro fim-de-semana do mês de Setembro, tem-se realizado nesta Capela, agora inaugurada no Monte de Cidai, grandes festividades em honra de S. Gens a que tem afluido sempre milhares de romeiros e devotos vindos de vários concelhos do Norte de Portugal, incluindo os da orla costeira :Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos. “As Gentes do Mar “têm por este santo uma especial devoção. Aliás há no programa das Festas de S. Gens uma data especialmente dedicada a eles (pescadores e suas famílias) que é a Segunda-Feira seguinte ao das Festas de Santa Eufêmea e da Senhora das Dores da Póvoa com a celebração de Missas no pequeno santuário.
Noutros tempos, principalmente nas décadas de sessenta e setenta do século XX, a Festa de S. Gens era considerada a terceira romaria mais importante do (actual) concelho da Trofa. Com um programa recheado de eventos nos três dias principais de festa. Além do sábado, dedicado à Consagração das Mães, no domingo logo pela manhã dava entrada uma Banda de Música, pelas 11 horas havia Missa campal, cerca das 17 horas saía uma Majestosa Procissão com vários andores e muitas dezenas de anjinhos e figurantes que quase chegou a rivalizar com a Procissão de Nª Sª das Dores da Trofa; a procissão saía da Capela, vinha ao Facho e voltava à capela. A segunda-feira, que era já considerada “o feriado local” era destinada a grandioso arraial com o concerto das melhores e conceituadas bandas de música do País em animado despique até ao pôr-do-sol.
A partir dos anos noventa do século anterior, o alto da montanha de Cidai tem sido palco de várias intervenções de melhoramentos quer em termos paisagísticos quer em termos urbanístico-religiosos. Assim, sob a orientação pastoral do Reverendo Armindo Gomes e com o contributo monetário dos bougadenses foi aumentada a capela, fez-se o escadório e colocou-se uma imagem de Nº Sª da Alegria no ponto mais alto do monte.

Publicidade

 

António Costa

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...