quant
Fique ligado

Edição 641

Crónica: Das Escolas Primárias:1917/18

Avatar

Publicado

em

(Fonte: Actas da Câmara Municipal de Santo Tirso. Livros 27 e 28)

Sessão de 22 de Janeiro de 1917:
– Autorizado o pagamento a António de Oliveira Correia, de São Romão, da quantia de trinta escudos, importe da renda de casa da escola da mesma freguesia, respeitante ao ano findo.

Sessão de 12 de Fevereiro de 1917:
– Um ofício da professora de São Martinho de Bougado, Dona Maria da Luz da Costa Macedo, comunicando que foi provida à segunda classe, a contar de vinte e um de Janeiro de mil novecentos e dezasseis, como consta do Diário do Governo número quatro, de cinco de Janeiro findo. Mandou-se pagar depois de verificar o respectivo despacho.

Sessão de 18 de Junho de 1917:
– Um ofício do Inspector Escolar de Paços de Ferreira comunicando que os professores do Muro propõem a alteração do horário escolar de harmonia com os desejos dos pais dos alunos para as oito às doze horas, e pedindo para que se lhes diga se há conveniência ou inconveniência nessa alteração. A Comissão deliberou comunicar que não há inconveniente algum.

Sessão de 22 de Outubro de 1917:
– Um ofício da professora Dona Maria da Luz da Costa Macedo pedindo noventa dias de licença por motivo de doença. Concedida. A Comissão nomeou Dona Albina da Silva e Sá professora interina para a freguesia de São Martinho de Bougado, em sua substituição.

Sessão de 11 de Março de 1918:
– Um ofício da professora de Alvarelhos, Dona Maria dos Prazeres Rodrigues, pedindo mais trinta dias de licença, por motivo de doença, o que prova por atestado médico. Foi deferido.
– Deliberado elevar de cinquenta para sessenta e cinco escudos a renda da escola do sexo masculino e habitação do professor de São Mamede de Coronado por exigência, que a Comissão achou justa, do respectivo proprietário.
Sessão de 30 de Setembro de 1918:
– Um ofício da professora oficial de São Mamede de Coronado, Dona Márcia dos Anjos, participando que, por despacho de cinco do corrente, foi rectificada a sua promoção à primeira classe, e pedindo para que esta Câmara ordene o pagamento da diferença de vencimento, deste o dia vinte de Março, daquela promoção, a trinta de Junho de mil novecentos e dezassete. Foi mandado pagar.

Sessão de 18 de Novembro de 1918:
– Um ofício do inspector escolar de Paços de Ferreira, rogando o informe da data do arrendamento das casas onde funcionam as escolas de Água Longa, Rebordões, Burgães e Alvarelhos, femininas. Como as duas últimas estão instaladas nas residências paroquiais, é necessário declarar o nome do Presidente da Comissão Administrativa dos bens das igrejas, a favor de quem deve ser processada a referida folha, e informando que sem estes esclarecimentos não são abonadas as respectivas rendas de casa. Mandou-se satisfazer.

Comissão Municipal Administrativa de Santo Tirso (25 de Março de 1918):
Presidente – Manuel Joaquim da Costa Cruz, de Santiago de Bougado
Vice-Presidente – Doutor Francisco Coelho de Andrade
Vogais:
– Agostinho Moreira Assunção, de São Mamede de Coronado
– Luís de Sousa Cruz
– Padre António Gonçalves de Azevedo Júnior
– Manuel Gil dos Reis Dias de Carvalho Ferreira
– Joaquim Machado da Cunha Faria e Almeida

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...