

Edição 651
Memórias e Histórias da Trofa: Criação da corporação de Bombeiros e o incêndio na Fábrica Industrial da Trofa
Uma marca do desenvolvimento humano e económico de uma localidade, a constituição de uma corporação de bombeiros. O processo de fundação deste tipo de associação humanitária na cidade da Trofa sofreu vários revezes e foi um processo bastante complicado e conturbado.
Havendo uma crescente evolução do número de empresas, destacando a falta de condições de segurança dessas instalações, correndo riscos de haver vários incêndios de grandes proporções, reforçando a necessidade de haver uma corporação de bombeiros para ocorrer a esses possíveis incêndios.
Uma situação previsível, havendo em agosto de 1924, um violento incêndio durante a madrugada, na Fábrica Industrial do Ave, localizada na Trofa onde se fabricava pentes conjuntamente com a serração e carpintaria. Atingindo as chamas um armazém que tinha uma enorme reserva de massa para pentes, botões de madeira seca que mobilizou um elevado número de pessoas para apagar o incêndio. Os elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Famalicão e de Santo Tirso foram mobilizados para o incêndio que colou em risco várias casas próximas à fábrica. Os prejuízos foram avultados com os seguros das instalações a cobrir um valor bastante baixo ao valor dos prejuízos finais.
Os bombeiros acabaram por realizar apenas o rescaldo do incêndio, no edifício que ardeu completamente.1 Talvez com a presença de uma corporação de bombeiros na localidade a respetiva destruição poderia ter sido mais diminuta.
A constituição da corporação de bombeiros continuava a ser debatida em 1928 nas páginas do O Trofense: “…que era uma luta para a Trofa, uma aspiração da população da Trofa, que se podia apoiar no contributo financeiro realizado nos teatros e outros espetáculos em que a sua receita revertia para essa finalidade…”. Importante destacar o papel de Augusto Padrão2 para que se tornasse uma realidade a corporação de bombeiros que poderia auxiliar não somente à cidade da Trofa, mas também à população de freguesias vizinhas.3
Continuação na próxima crónica…
Facebook: josepedroreishistoriador
Edição 651
Inaugurada requalificação do Largo da Imaculada Conceição

Apesar do tempo frio e chuvoso, muitos foram os fiéis que marcaram presença na inauguração da requalificação do Largo da Imaculada Conceição, no lugar de Mendões, em S. Mamede do Coronado.
Reportagem completa para ler na edição 651 do jornal O Notícias da Trofa.
Edição 651
Campanha da Dacar oferece 3 anos de garantia (C/Vídeo)

Há três anos consecutivos que a Dacar Automóveis proporciona um Natal antecipado aos seus clientes. De 7 a 10 de dezembro, “mais de 250 viaturas multimarcas” estiveram em exposição, com condições de aquisição especiais e exclusivas.
Reportagem completa para ler na edição 651 do jornal O Notícias da Trofa.
-
Trofa5 horas atrás
Encontrada sem vida mulher desaparecida em Santiago de Bougado
-
Trofa1 semana atrás
Belive deste ano vai ser realizado noutro local
-
Trofa2 semanas atrás
Incêndio em indústria na Maganha, Santiago de Bougado, Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Já são conhecidos os artistas da Expotrofa
-
Trofa5 horas atrás
Mulher de Bougado desaparecida
-
Edição 7651 semana atrás
Memórias e Histórias da Trofa: A sina trofense: a dificuldade de concretizar investimentos públicos
-
Religião1 semana atrás
Comédia, música e coroação das crianças marcam festa do Espírito Santo em S. Mamede
-
Edição 7652 semanas atrás
Trofense representa Portugal no Europeu de minifutebol