quant
Fique ligado

Edição 652

Crónica: A nossa Águia voa mais alto que o Jonas!

Avatar

Publicado

em

É Natal, época de exagerados consumismos, de comportamentos pouco amigos do ambiente. Até quando?

É Natal, também época de partilha e de solidariedade. Se ainda procura um presente original, baratinho e, ao mesmo tempo, quer ajudar uma causa ambientalista, aqui vai: a si ou até a um familiar ou amigo, ofereça um eco-presente em jeito de cheque-prenda Sócio da Associação para a Protecção do Vale do Coronado (APVC). Por apenas cinco euros (valor da quota anual), estará a contribuir para as várias actividades que a associação ambientalista desenvolve em prol da defesa da Natureza, do Mundo Rural, do Património e da Sustentabilidade. Terá acesso a eco-alertas, workshops, eventos. E mais: com a nova adesão, oferta de uma sessão de asinomediação, com os Burros transmontanos da APVC. Também por uns meros cinco euros, outro presente: a t-shirt oficial ZURRA, com criação do designer Celestino Fonseca. E não há duas sem três, assim, por nove euros, qual pechincha, um especial pacote com a t-shirt, a anuidade de associado e um sabonete de leite de Burra. Aproveite!
O ano de 2017 está na recta final e o balanço APVC é deveras positivo. Foram muitas as iniciativas em prol da sensibilização e educação de cariz ambiental. Eis algumas: a nossa menina-bonita, sim, a ZURRA – Festa do Burro, que nesta 4ª edição, à volta dos Burros, da Arte e da Natureza, voltou a abrir horizontes; a realização de workshops (o da Agricultura Biológica é já uma confirmação); as caminhadas interpretativas; a manutenção de património rural; a visita de escolas e de grupos (até turistas, lá da febre do Porto, visitam-nos, via Turismo de Natureza, Rural e Cultural); saídas de campo (Fotografia de Natureza); as acções pró-Floresta Autóctone; o assentar banca em feiras/exposições; o voluntariado pró-animal (resgate e adopção responsável).
Mais hortas biológicas. Mais bosques autóctones. Mais biodiversidade! Ao fim de dez anos a implementar diversas metodologias, milhentas campanhas de sensibilização e resiliência qb para aturar e mudar mentalidades medievais, valeu a pena! Por exemplo, a nível de fauna selvagem, os resultados são visíveis: milhafres, falcões, corujas, mochos, águias, tritões, cobras, doninhas, raposas e tudo à volta. Aqui e ali, uma urgente intervenção: ainda recentemente, resgatamos uma Águia de Asa Redonda (Buteo buteo) muito debilitada! Com o célere apoio do SEPNA, foi transportada para o Parque Biológico de Gaia para tratamento e posterior libertação. A APVC agradece a colaboração do agente Ramos (GNR Santo Tirso/SEPNA) e do agente Carvalho (GNR Trofa).
Com a APVC, o Coronado – e, por arrasto, o concelho da Trofa – foi promovido e (bem) falado, com várias reportagens e destaques às actividades, nas redes sociais, imprensa local e até mesmo a nacional (aquela reportagem de página inteira no Jornal de Notícias ou até mesmo a meia página no Correio da Manhã, hein). E são cada vez mais as entidades que solicitam a nossa parceria/colaboração – porque será?!
Crónicas há muitas, mas estas… são verdes, garanto! Desde 2013, publicadas n’ O Notícias da Trofa – ao qual fica o agradecimento pela disponibilidade e abertura aos tais assuntos “eco-bio-e-afins”. O ambiente começa a estar nos destaques do dia-a-dia, dos grandes fóruns mundiais até à simples curiosidade dos miúdos da escolinha local. O impacto das alterações climáticas, nas nossas vidas, é dramático. Já pensou nisso?! Emissões de dióxido de carbono, combustíveis fósseis, desflorestação, agricultura intensiva, perda de biodiversidade, catástrofes, etc. e tal. Urge não dar tanta atenção aos “Trumpalhecos” deste mundo e elevar o que cada um de nós pode e deve fazer pelo Planeta, a nossa única casa, realmente.
Já agora, a APVC planta-lhe Boas Festas. Tenha um bio-agradável 2018, com sustentabilidade, sem deflação de felicidade!

Publicidade

Vítor Assunção e Sá | APVC
+ valedocoronado@gmail.com
+ facebook.com/valedocoronado

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...