quant
Fique ligado

Edição 648

Correio do leitor: O nascimento do concelho da Trofa há 19 anos

Avatar

Publicado

em

O dia 19 de novembro foi um grande dia de festa como sempre, para todos os Munícipes da Trofa, festejou-se os 19 anos de Trofa a Concelho. O célebre dia 19 de novenbro de 1998, ficou para a história do presente e do futuro dos Trofenses, que passaram a usufruir a sua independência, que já lutavam há imenso tempo. Um marco ímpar que perdurará para sempre. “Valeu a pensa? Tudo vale a pena se a Alma não é Pequena.” (Fernando Pessoa).
Com muita alegria e bairrismo, os Trofenses festejaram em 1998, este grande triunfo de elevação a Concelho. Dentro do Parlamento e na escadaria, milhares de pessoas presentes das oito freguesias, que encerraram escolas, comércio, indústria, agricultura e até imensas pessoas vizinhas Ribeirenses, todos contribuíram com a sua presença para o grande sonho de Vitória. Finalmente a maioria dos partidos votaram a favor do novo Concelho. Foi um delírio, muitos vivas, bandeiras, Banda Musical da Trofa e Ranchos, festejavam este grande acontecimento. A grande fadista Amália Rodrigues, estava na sua varanda rodeada de flores, a vibrar com o povo na rua. Tudo eram vivas de alegria e emoção. A comunicação social enalteceu o grande acontecimento.
Os que não puderam ir a Lisboa, depois dos seus trabalhos esperaram pela chegada dos imensos autocarros e carros que começaram a surgir pelas 23h00, junto do histórico “Catulo”, ao som de música e forte foguetório. Estava uma noite muito gelada, mas a alegria era sentida por todos, tornando o frio em calor humano, com o cantar do “Hino da Trofa é Nossa”. Depois de terminar o meu trabalho pelas 24h00, convivi na comemoração dos festejos, que perduraram pela madrugada e, hoje faço eco do que assisti historicamente. Já escrevi cinco valiosos livros, alguns dos quais contém imensos históricos sobre a Trofa, Famalicão, do país e estrangeiro.
Foi de inteira justiça e uma feliz honra a Trofa ascender à categoria de Concelho, constituído por oito famosas freguesias. Todos os documentos de processo, comprovavam claramente que o futuro Município cumpria todos os requisitos exigidos por lei, para ascender à nobre categoria. Um sonho que resplandeceu imortal.
Ao longo de séculos, a Trofa pertenceu ao concelho da Maia, depois a Santo Tirso e a partir de 19 de novembro de 1998, ascendeu à sua autonomia de novo Concelho. Aprovada pelo Presidente da Assembleia da República, Dr. António de Almeida Santos. Promulgada em 2 de dezembro de 1998, pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Referendada em 4 de dezembro, pelo Primeiro – Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres. A 14 de dezembro, foi publicado no “Diário da República” o decreto-lei n.º 83/98 que instituiu o novo Concelho. Nos dias seguintes, a Comissão Instaladora tomou posse com o encargo de promover as atividades necessárias à instalação dos órgãos do novo Município e assegurar a gestão corrente da Autarquia, até às futuras eleições autárquicas.
Com união e aferro, iniciou-se um longo caminho no bem-estar das populações, que hoje são bem visíveis. Esqueceu-se quezílias políticas e, a união entre os partidos tem demonstrado um diálogo construtivo e valorizado no bem comum. Ainda há muito caminho a percorrer, mas todos de mãos dadas é possível engrandecer muitas potencialidades. O poder Central e Europeu, devem encetar medidas de apoio para que o Concelho da Trofa se desenvolva num futuro promissor, para as crianças, adolescentes, jovens, adultos e seniores. Existe uma excelente cooperação entre todos os concelhos limítrofes, que sintonizam um desenvolvimento no bem-estar das populações. Parabéns Concelho da Trofa por mais um aniversário do seu nascimento. A população merece sempre mais e melhor nas suas aspirações.

Trofa, 20 de novembro de 2017
Firmino Santos

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...