quant
Fique ligado

Trofa

Comando dos Bombeiros da Trofa demite-se (c/video)

Publicado

em

 

Filipe Coutinho, comandante em funções da corporação de Bombeiros Voluntários da Trofa, e Daniel Azevedo, adjunto de comando, apresentaram na tarde desta quarta-feira, 12 de março, a demissão à direção da Associação Humanitária. Pelas nove horas do mesmo dia comunicou a decisão aos elementos do corpo de bombeiros presentes no quartel da instituição. Em causa estarão, segundo fonte da corporação, “diferendos entre a direção e a estrutura do comando dos Bombeiros”. Na manha de

Ao NT, a mesma fonte adiantou que o protocolo estabelecido entre a Trofapark e a Associação Humanitária para que os bombeiros pudessem utilizar gratuitamente as instalações da academia municipal Aquaplace é um dos assuntos que coloca de lado da barricada a direção e do outro o comando e o corpo de bombeiros. Para a direção da Associação, que também tem a creche e jardim de infância, todos os funcionários e voluntários da Associação Humanitária, devem ter direito a usufruir de forma gratuita dos serviço do Aquaplace. Mas o comando e grande parte dos bombeiros voluntários que o NT contactou, defendem que “apenas bombeiros no ativo e do quadro de honra devem beneficiar desta isenção de pagamento”, uma reivindicação que já faziam à bastante tempo.

A alteração dos horários de trabalho dos bombeiros será, alegadamente, outra das divergências entre “comando e direção, o que poderá ter levado a que em determinadas alturas estivessem em número insuficiente aos serviços solicitados, o que tem obrigado a recorrer às corporações vizinhas para suprir esta falta de efetivos”, adiantou fonte dos Bombeiros.
A mesma fonte revelou que para o clima de discórdia contribuem “outras divergências”, escusando-se a adiantar mais pormenores.

O NT contactou Filipe Coutinho que adiantou que não vai “prestar declarações a bem da serenidade do corpo de bombeiros”.

Já Pedro Ortiga, presidente da Direção afirmou aguardar com serenidade o desenrolar dos acontecimentos, escusando-se a comentar o caso.

Com a demissão do comando assume essas funções Vítor Pinto, oficial de bombeiro mais antigo na estrutura da corporação, e que coordena atualmente a Polícia Municipal da Trofa, tendo a direção agora 30 dias para nomear novo corpo de comando.

Recorde-se que em 5 de junho de 2013 a direção não renovou a comissão de serviço do comandante João Pedro Goulart por alegadas divergências entre o então comandante e a direção. Foram nessa altura renovadas, pelo período de cinco anos, as comissões de serviço do 2º comandante, Filipe Coutinho, e do adjunto de comando, Daniel Azevedo. Desde então, Filipe Coutinho desempenhava as funções de comandante interino.

Publicidade

À hora do fecho desta edição elementos da direção da Associação Humanitária estava reunida na Câmara Municipal da Trofa mas não foi possível apurar o assunto discutido na reunião. O NT sabe ainda que para as 21 horas estava agendada uma reunião de elementos do corpo de bombeiros, com a presença confirmada de pelo menos 40 efetivos. (Atualizada às 19h30m do dia 12 de março)

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Trofa

Exposição sensibiliza para igualdade de género

O auditório Tomé Carvalho, na sede da Cruz Vermelha da Trofa, recebe, a 6 de outubro, uma nova exposição.

Publicado

em

Por

O auditório Tomé Carvalho, na sede da Cruz Vermelha da Trofa, recebe, a 6 de outubro, uma nova exposição. Trata-se de uma mostra fotográfica, denominada “Na pele d@s ≠ ´s”, um projeto da Câmara Municipal da Trofa integrante do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND). “Sensibilizar a comunidade para a importância da igualdade de género e não discriminação, procurando combater a reprodução das desigualdades e promover comunidades mais justas, inclusivas e democráticas” é o objetivo da exposição.
A inauguração está marcada para as 15h00 de 6 de outubro e exposição podem ser vista até 31 de outubro.

Continuar a ler...

Desporto

Taça de Portugal – Trofense recebe o Famalicão

Publicado

em

Por

O Trofense vai receber o Famalicão no jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

O sortei realizado da 3ª eliminatória, já contou com a participação dos clubes da Liga Bwin que, em caso de confronto com equipas de escalões inferiores, jogam fora de casa, ditando que que a equipa da Trofa jogara contra a equipa famalicense, numa elimiatoria agendada para os dias 15 e 16 de outubro, no estadio do CD Trofense.

Os jogos da 3ª eliminatória da Taça são:

Serpa – Gil Vicente
Fontinhas – Arouca
Mafra – Marítimo
Machico – Boavista
Valadares Gaia – Chaves
Caldas – Benfica
Felgueiras – SC Braga
Canelas 2010 – Vitória SC
Anadia – FC Porto
Oliveira do Hospital – Rio Ave
Trofense – Famalicão
Varzim – Sporting
Amora – Estoril
Tondela – Santa Clara
São Martinho – Casa Pia
Vitória FC – Paços de Ferreira
Penafiel – Vizela
Lank Vilaverdense – Portimonense
Vianense – Beira-Mar
Rabo de Peixe – Sertanense
Imortal – Farense
Académico de Viseu – Oriental
Tirsense – Leixões
Bragança – Pevidém
Montalegre – São João de Ver
Sanjoanense – Belenenses
Nacional – Oliveirense
Olhanense – B SAD
Pêro Pinheiro – Sporting Pombal
Dumiense – Real SC
Moreirense – Vilafranquense
Courense – Camacha

Liga Portugal 2 Sabseg: SC Farense, Moreirense FC, Leixões SC, B SAD, CD Mafra, FC Penafiel, UD Vilafranquense, CD Trofense, UD Oliveirense, Académico de Viseu FC, CD Nacional e CD Tondela.

Liga 3: Varzim SC, CDC Montalegre, AD Sanjoanense, FC Oliveira do Hospital, CF Os Belenenses, Caldas SC, Amora FC, Canelas 2010, São João de Ver, Real SC, Lank Vilaverdense, Vitória Futebol Clube, FC Felgueiras, GD Fontinhas e Anadia FC. 

Campeonato de Portugal: Pevidém SC, FC Serpa, SC Vianense, GD Bragança, Imortal Desportivo Clube, SC Olhanense, SC Beira-Mar, FC Tirsense, CA Pero Pinheiro, Valadares Gaia FC, AR São Martinho, CD Rabo de Peixe, Dumiense CPJ, AD Machico, AD Camacha e Sertanense FC.

Publicidade

Distritais: SC Courense, Clube Oriental de Lisboa e SC Pombal. 

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);