quant
Fique ligado

Edição 618

“Com a voz transmitimos os significados impronunciáveis das palavras”

Avatar

Publicado

em

digital e faz parte da identidade de cada um. A voz é a principal ferramenta de trabalho de muitos profissionais e essencial para a comunicação. A 16 de abril assinala-se o Dia Mundial da Voz e o momento é oportuno para relembrar cuidados e comportamentos de risco. Assim sendo, O Notícias da Trofa foi à procura de quem faz da voz.

Ricardo Santos, terapeuta da fala, Vítor Martins, professor, José Maria Moreira da Silva, palestrante e Alexandra Calado, cantora, são exemplos de pessoas que usam intensamente a voz e, por isso, necessitam de ter alguns cuidados. Fomos ao encontro de cada um deles para percebermos melhor os truques que usam para manterem a sua voz saudável.

Voz é “uma peça fundamental” para palestrante e professor

José Maria Moreira da Silva partilha o seu saber através de exposições teóricas e, como tal, vê na voz “uma peça fundamental na eficácia de qualquer orador”, por isso não dispensa alguns cuidados. “Para trabalhar a dicção e relaxar a musculatura da cara ou da face, costumo fazer caretas durante algum tempo; fazer os lábios vibrar como se estivesse a brincar de carrinho; passar a língua entre a gengiva e os lábios e a bochecha”, descreveu o palestrante. Moreira da Silva confidenciou ainda que bebe muita água e “duas horas antes e nos intervalos come maçãs”. E quando sente necessidade de chamar a atenção da plateia para algum aspeto da sua oratória, José Maria Moreira da Silva “joga com vários tipos de entoação”. Mas, como mantém o palestrante a sua voz saudável?

 

Leia a reportagem na íntegra na edição 618 do jornal O Notícias da Trofa

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...