quant
Fique ligado

Edição 759

Colheitas de sangue em Ribeirão para reforçar reservas hospitalares

A Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão vai promover uma colheita de sangue, em Ribeirão, no domingo, 20 de fevereiro, entre as 09h00 e as 12h30.

Avatar

Publicado

em

A Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão vai promover uma colheita de sangue, em Ribeirão, no domingo, 20 de fevereiro, entre as 09h00 e as 12h30.
A iniciativa decorre na EB 2/3, com o apoio do núcleo da Cruz Vermelha, Junta de Freguesia, Associação Adoptar e agrupamento de escuteiros local.
A colheita é realizadas pela equipas destacada pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e é aberta à população em geral.
Para ser dador de sangue basta ter entre 18 e 65 anos – o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos – e ter peso igual ou superior a 50 quilos.
As pessoas candidatas à dádiva que tenham tido Covid-19 devem aguardar 14 dias após a recuperação para darem sangue, enquanto os vacinados contra com vacinas da Pfizer e da Moderna, que antes tinham de esperar sete dias, podem doar de imediato, desde que se “sintam bem e estejam assintomáticos”.
Recorde-se que a FEPODABES, Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, renovou o apelo para que todos os potenciais dadores façam uma dádiva, uma vez que continua a ser necessário reforçar as reservas dos hospitais.
O presidente da instituição, Alberto Mota, sublinhou são necessárias cerca de 900 a mil unidades de sangue todos os dias .
Os grupos sanguíneos mais afetados são o “O positivo”, “O negativo”, “B negativo“, “A positivo” e o “A negativo”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...