Trofa
Chef Hélio Loureiro levou comida saudável à Escola Secundária da Trofa
No menú, os wraps de frango com alface, cebola caramelizada, tomate e iogurte grego, e uma lasanha de atum inspirada na tradição portuguesa.
No menú, os wraps de frango com alface, cebola caramelizada, tomate e iogurte grego, e uma lasanha de atum inspirada na tradição portuguesa. Na cozinha, um chef premiado nacional e internacionalmente, que deu a cerca de 150 alunos a oportunidade de descobrir que comida saudável pode ser, acima de tudo, saborosa.
Hélio Loureiro foi o cozinheiro de serviço na Escola Secundária da Trofa a 4 de dezembro, no âmbito da consultoria que faz à empresa que gere a cantina.
O objetivo destas ações passa por “desmistificar sobre a comida saudável” e por reforçar a importância de manter “as tradições” e “a cultura gastronómica”, alertando para escolhas alimentares que podem ser prejudiciais à saúde. O chef sublinhou que a alimentação deve assentar em três princípios fundamentais: biodiversidade, sazonalidade e proximidade. “Não se pode falar de sustentabilidade do planeta sem termos esta sensibilidade de comer os produtos que estão próximos de nós”, afirmou.
Sobre os pratos confecionados, Hélio Loureiro destacou a opção pela lasanha de atum, valorizando “um produto com muita tradição em Portugal, as conservas de peixe”, e a escolha dos wraps como forma de captar a atenção dos alunos. “Mostrar-lhes também que nós podemos ser saudáveis comendo coisas que nem sempre são da nossa cultura, mas que mantêm a essência dessa cultura”, explicou, acrescentando que a reação dos jovens foi muito positiva.
O diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa, Miguel Maia, considerou que a iniciativa vai ao encontro do projeto educativo. “A questão da alimentação e da saúde faz parte de um dos nossos objetivos”, sublinhou, acrescentando que atividades como esta permitem aos alunos perceber que “uma alimentação saudável pode ser saborosa”, contrariando mitos associados aos legumes e às ervas aromáticas.
Miguel Maia realçou também a importância de dar a conhecer profissões que nem sempre são consideradas pelos alunos. A atividade serviu igualmente para valorizar os cursos profissionais e promover a ligação entre teoria e prática, através de uma abordagem interdisciplinar que envolveu áreas como as ciências e a cidadania e desenvolvimento.
No final, entre risos e pratos vazios, ficou a mensagem mais importante do dia: como alerta o chef Hélio Loureiro, reduzir o sal, o açúcar e as gorduras é essencial para uma alimentação verdadeiramente saudável.


