quant
Fique ligado

Edição 765

Cantinho da Saúde: Olhe pela sua visão

A visão é um dos sentidos mais importantes para um ser humano, por isso, como se costuma dizer, é melhor prevenir que remediar. É necessário cuidá-la e protegê-la para se manter com uma boa saúde ocular.

Avatar

Publicado

em

A visão é um dos sentidos mais importantes para um ser humano, por isso, como se costuma dizer, é melhor prevenir que remediar. É necessário cuidá-la e protegê-la para se manter com uma boa saúde ocular.
Deve evitar a exposição prolongada aos raios ultravioleta (UV), apontados como causadores de anomalias e doenças oculares graves. Os ecrãs também são fontes de luzes nocivas para os olhos, quando expostos por longos períodos. É importante fazer intervalos e manter o ecrã a uma distância de segurança, entre 51 e 66 centímetros.
Apesar de parecer um movimento inofensivo, a forma como se coça os olhos pode influenciar o aparecimento de lesões oculares, pois se fizer demasiada pressão sobre o globo ocular, pode provocar o descolamento da retina.
Como noutros tipos de doenças, as melhores formas de prevenir maleitas relacionadas com os olhos passam por ter um sono regular e uma alimentação equilibrada. Alguns alimentos são prejudiciais para a saúde ocular, como por exemplo, os que abundam em gorduras de origem animal ou que são ricos em gorduras, assim como bebida e comida açucaradas. Para contrabalançar, deve consumir em maior número alimentos, como o peixe, que ajuda a prevenir os olhos secos – devido aos ácidos gordos – e permite um maior fornecimento de oxigénio à retina. A cebola e o alho aumentam a quantidade de sangue que irriga os olhos e previnem pressões arteriais altas e diabetes, que podem trazer complicações, como o glaucoma e a catarata. O ovo, segundo alguns estudos feitos recentemente, diminui as probabilidades de degeneração macular, uma doença da retina que pode causar a perda de visão se não for diagnosticada a tempo e bem tratada.
Qualquer alteração que sinta relativamente à visão, como imagem turva ou dificuldade de ver ao perto ou ao longe não deve ser menosprezada. Consulte o especialista o quanto antes.

Tiago Jesus

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...